Ministério adia vacinação contra gripe sazonal de idosos em 3 regiões

Motivo seria atraso na entrega de doses produzidas pelo Instituto Butantan

O Ministério da Saúde decidiu adiar o início da vacinação contra a gripe sazonal de idosos por conta de um atraso na entrega das doses por parte do Instituto Butantan. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (17). A campanha foi adiada do dia 24 de abril para o dia 8 de maio nas regiões Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste. Para as regiões Norte e Sul, o calendário fica inalterado.

Os idosos só tomarão a vacina contra a nova gripe caso tenham alguma doença crônica. Neste caso, este grupo pode tomar a dose contra o H1N1 neste sábado, mas, nas três regiões, terá que voltar ao posto de saúde a partir do dia 8 para tomar a vacina contra a gripe sazonal. O idoso com doença crônica tem a opção também de deixar para tomar as duas doses a partir do dia 8.

Apesar da insistência dos jornalistas, o secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, Moisés Goldbaum, e o diretor de Vigilância Epidemiológica do Ministério da Saúde, Eduardo Hage, não disseram o motivo alegado pelo instituto paulista para o atraso nas vacinas.

Fonte: g1, www.g1.com.br