Ministério da Educação aponta erros em matéria do 'Bom Dia Brasil'

Matéria foi veiculada nesta segunda-feira(27)

O Programa Bom Dia Brasil , da TV Globo, veiculou uma reportagem sobre o Fies, apontando que mais de 200 mil alunos foram prejudicados por não conseguiram renovar o crédito estudantil do governo. “Mudar a regra no meio do jogo é complicado. E esses estudantes não sabem nem por que foram cortados”, diz a matéria.

O Ministério da Educação publicou uma nota oficial em seu site rebatendo essa e outras informações da reportagem que, segundo o órgão, contém “incorreções”. “Não existem ‘200 mil contratos’ do Fies que deixaram de ser renovados. Conforme informado à emissora, o balanço final será apresentado no decorrer desta semana, já que o prazo para renovação se encerrou no dia 15 último. O MEC reafirma, porém, que os levantamentos preliminares apresentam um número inferior a 100 mil”, diz a nota.

Outro ponto levantado pela reportagem são os juros. “Mesmo quem conseguiu renovar vai pagar juros maiores, que passaram de 3,4% para 6,5%, ao ano.” O MEC, por sua vez, contrapõe o dado. “Essa informação não é correta. A mudança na taxa de juros só vale para os novos contratos, que serão firmados a partir do segundo semestre deste ano.”


Fonte: Terra.com