Ministério libera contratações para Hospital Universitário

A minuta de contrato deve ser assinada durante reunião do Conselho Diretor, pelo reitor.

Universidade Federal do Piauí prepara-se para abrir as portas do Hospital Universitário (HU) e já indica o nome do Dr. Carlos Henrique Neri Costa para ocupar o cargo de diretor técnico, que será responsável pelo ensino, pesquisa e extensão. O reitor Luiz de Sousa Santos Junior viaja nesta quarta-feira (15) para Brasília para solicitar a realização do processo seletivo.

A minuta de contrato deve ser assinada durante reunião do Conselho Diretor, pelo reitor.

Em entrevista coletiva nesta segunda-feira, o reitor da UFPI anunciou que o Governo Federal autorizou a criação de 1.592 novas vagas.

Segundo Luiz Júnior, será realizado um processo seletivo no primeiro momento, como plano emergencial para 379 servidores. Estes terão um contrato de 6 meses, renováveis por mais seis.

?Estamos fazendo tudo para que o hospital seja aberto logo, atendendo ao anseio da sociedade, que já espera que o HU seja aberto há 20 anos. Esta foi uma saída encontrada, paralelo a este processo, vamos fazer o concurso público para efetivos?, diz o reitor.

Em Brasília, Luiz Júnior quer garantir que a publicação do edital ocorra de imediato. ?A publicação do edital e a realização do concurso público para preenchimento das vagas ocorrerá imediatamente?, ressaltou. Segundo o mesmo, antes da portaria, não havia quantitativo oficialmente determinado. Estima-se que o edital saia até início de setembro.

O reitor da UFPI enfatiza que a partir daqui todo processo será administrado, inclusive, o processo seletivo, pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), cabendo aos reitores apenas a indicação do superintendente do hospital e o diretor técnico. ?Já conversamos com Carlos Henrique e este deu uma resposta positiva. Já que se trata de um hospital escola, nada mais justo do que acompanhar, de forma competente, as atividades de pesquisa e extensão?, diz Luiz Junior.

Fonte: Sarah Fontenele