SEÇÕES

Ministra do STF manda soltar homem que não tinha como pagar fiança

Ela considerou “injusta e desproporcional” decisão da 1ª instância

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Rosa Weber, concedeu uma liminar no habbeas corpus determinando a soltura de um auxiliar de serviços gerais preso acusado de praticar crime ambiental. As informações foram divulgadas no site do Supremo.

Rosa considerou "injusta e desproporcional" a decisão do juízo de primeira instância que, apesar da situação de incapacidade econômica do acusado, condicionou a expedição do alvará de soltura ao recolhimento da fiança.

O caso envolve um ajudante de serviços gerais residente em Limeira (SP) que foi preso em flagrante em março e denunciado pela suposta prática de crime ambiental ao provocar incêndio em mata, previsto na Lei dos Crimes Ambientais (Lei 9.605/1998).

A 2ª Vara Criminal da Comarca de Limeira deu ao ajudante liberdade provisória, mas condicionou a expedição do alvará de soltura ao pagamento de fiança no valor de R$ 1 mil.

Após pedido de dispensa, o magistrado de primeiro grau reduziu a quantia para R$ 500. Alegando a desproporcionalidade da prisão, "ante a comprovada falta de condições financeiras do acusado para o pagamento da fiança arbitrada", a Defensoria Pública paulista impetrou pedido de habeas corpus no TJ-SP Tribunal( de Justiça de São Paulo), que negou o pedido.

O caso, então, foi submetido ao STJ (Superior Tribunal de Justiça), mas lá o pedido de liminar em habeas corpus foi indeferido pelo relator naquela Corte.

No Supremo, a Defensoria Pública pediu o afastamento da Súmula 691, segundo a qual "não compete ao Supremo Tribunal Federal conhecer de habeas corpus impetrado contra decisão do relator que, em habeas corpus requerido a tribunal superior, indefere a liminar".

A ministra Rosa Weber explicou inicialmente que a Súmula 691 tem sido abrandada pelo Supremo em "hipóteses excepcionais, em que se verifique flagrante ilegalidade ou abuso de poder". Em análise preliminar do caso, ela verificou a ocorrência de flagrante ilegalidade.

A relatora afirmou que, embora beneficiado com a liberdade provisória, o acusado permaneceu preso durante seis meses por falta de pagamento de fiança.

Ela citou os artigos 325 e 326 do Código de Processo Penal, segundo os quais a situação econômica do réu é o principal elemento a ser considerado no arbitramento do valor da fiança, a ensejar, na hipótese de insuficiência financeira, a dispensa do pagamento da garantia.

A ministra ressaltou outras condições favoráveis à soltura, entre elas a manifestação do Ministério Público estadual no sentido da concessão da liberdade provisória sem fiança e a inexistência de elementos concretos autorizadores da prisão preventiva.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos