Ministra Kátia Abreu virá ao Piauí na quinta-feira para tratar do MATOPIBA

Em visita recente ao Tocantins, Dias acertou os últimos pontos do acordo.

Com exclusividade para o Jornal Meio Norte, o governador Wellington Dias (PT) revelou em entrevista na tarde de ontem, que a ministra da Agricultura, Kátia Abreu, deverá vir ao Piauí na próxima quinta-feira, dia 16, para tratar da criação da área integrada de desenvolvimento denominada MATOPIBA.


Segundo o Chefe do Executivo, com a anuência dos governadores do Maranhão, Bahia e Tocantins, o processo será mais fácil, destacando que a colaboração entre as unidades federativas abrangerá diversas áreas, expandindo a economia dos quatro Estados que formarão o bloco.

A relevância do projeto é medida com a ampliação da sua atuação, de acordo com o gestor, as ações não ficarão restritas ao agronegócio. Em visita recente ao Tocantins, Dias acertou os últimos pontos do acordo.

"Nós acertamos uma estratégia na implantação para não entrar apenas na área do chamado Cerrado, na área do agronegócio, pois nessa região tem mineração, tem turismo, tem irrigação, tem eólica e existe a necessidade desse trabalho e nisso fizemos o acordo, é uma posição unânime dos governadores, a ministra da agricultura, Kátia Abreu, estará no Piauí provavelmente quinta-feira desta semana, onde estaremos aqui tratando dessa questão", garantiu.

Até mesmo o setor de segurança pública será abarcado no plano de cooperação, refletindo na preocupação com a celeridade na resolução dos casos de violência e no cerco aos criminosos. "A gente vai trabalhar uma integração das equipes na segurança, ter a condição de fazer uma operação conjunta e a recíproca é verdadeira".

VIA DIRETA - O turismo também será explorado com a concretização da região de colaboração, facilitando o trânsito entre visitantes nos Estados, nisso, o Piauí terá a primeira via direta com o Tocantins, ajudando ainda na expansão dos laços comerciais. "É a primeira ligação asfáltica do Piauí com o Tocantins que abre uma condição para a região das nascentes do Parnaíba que é belíssimo", finalizou.

 

Fonte: Francy Teixeira