Moradores vivem momentos difíceis com chuvas em THE

Moradores vivem momentos difíceis com chuvas em THE

No bairro Parque Vitória, ainda é grande a quantidade de habitações rústicas que não suportam o período chuvoso.

Galerias que não suportam o volume da água das chuvas. Esta é a triste realidade vivida por moradores de alguns lugares em Teresina, a exemplo do bairro São Pedro, na zona sul. Os moradores da rua Buriti dos Lopes foram impedidos de dormir por causa das fortes chuvas que caíram na noite deste domingo, 16.

?Para nós, foi uma noite de terror. Aqui ninguém dormiu. Passei a noite inteira jogando lama para fora de casa. Aqui nunca tinha acontecido uma coisa dessa?, disse uma moradora da rua ao afirmar que a água subiu aproximadamente meio metro nas paredes internas da sua casa.

Em consequência de novas construções os moradores dos trechos mais baixos da avenida Valter Alencar, também no bairro São Pedro, nunca tinham visto tanto estrago. Eles avisaram aos motoristas para não trafegarem no local quando caíssem fortes chuvas. ?Tinha pessoas passando com muita água e a gente dizia para não passarem. Chamamos os bombeiros; eles resgataram as mulheres, algumas delas desmaiaram. Não adianta reclamar porque a gente fala com a SDU, mas o diretor dá as costas?, afirmou um morador.

A situação é ainda pior para quem mora em casas de taipas, que estão caindo com a força das chuvas. Um exemplo claro desse cenário está no Parque Vitória, zona Sul de Teresina, onde 50% das residências são de taipa. No bairro, ainda é grande a quantidade de habitações rústicas que não suportam o período chuvoso.

Segundo o coordenador da Defesa Civil, major Amorim, existe a necessidade de monitoramento desses locais antes, durante e depois das chuvas. ?A gente pede a limpeza dos bueiros para dar melhor vazão das água. Essa vazão é provocada por lixo, móveis velhos, entre outros resíduos e, consequentemente a água vem para as casas.

Para a Defesa Civil o que causa o grande problema, dentre outras razões, é o crescimento dos bairros e a impermeabilização da água.

Fonte: Denison Duarte