Moradores do Residencial Jacinta Andrade recebem nova UBS

A nova UBS será inaugurada nesta quinta-feira

Os moradores do Residencial Jacinta Andrade, zona norte de Teresina, receberão nesta quinta-feira (20) a Unidade Básica de Saúde (UBS) que contará com seis consultórios, sendo quatro médicos e dois odontológicos.

A UBS Dr. Fernando Gomes Correia Lima terá ainda ambientes essenciais para o atendimento em atenção básica, como sala de vacina, procedimentos, inalação, esterilização, expurgo, coleta, escovódromo, farmácia, SAME (para marcação de consultas), sala de reuniões e uma especial para as reuniões dos Agentes Comunitários de Saúde, entre outros. Além disso, a unidade já se encontra totalmente adaptada para garantir acessibilidade aos portadores de necessidades especiais.

A diretora Regional de Saúde Norte da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Adriana Valadares explica que incialmente a undiade terá uma equipe Estratégia Saúde da Família que ficarão no período da manhã e tarde. "Uma equipe está sendo deslocada temporariamente da outra UBS do Jacinta Andrade enquanto a nova equipe, formada por profissionais concursados que foram chamados na última convocação, é montada”, diz a diretora.

Inicialmente os profissionais da nova UBS estão realizando o cadastramento das famílias residentes na área para que se possa identificar o número de equipes necessessárias para atender a demanda da região. “Enquanto isso, a UBS estará trabalhando com demanda espontânea, ou seja, qualquer pessoa, independente de ser cadastrada ou não, será atendida”, diz Adriana Valadares.




 



Fonte: FMS