Morre Kenny Baker, ator que viveu R2-D2 em Star Wars

Ator britânico tinha 81 anos

Morreu na manhã de sábado, 13 de agosto, Kenny Baker, ator que viveu R2-D2 nos seis primeiros filmes da franquia Star Wars. Ele tinha 81 anos e sofria de diversas doenças devido ao seu nanismo, incluindo um problema pulmonar não especificado. As informações são do The Guardian.

Sua sobrinha, Abigail Shield, contou ao jornal britânico que a morte de seu tio "era esperada, mas é triste mesmo assim". "Ele viveu uma vida longa e bem aproveitada, trazendo felicidade para todo mundo. Vamos celebrar o fato de que ele foi muito querido ao redor do mundo. Temos muito orgulho de suas conquistas", conclui.

"Quando ele era criança, foi dito que ele não sobreviveria a adolescência, era difícil ser anão naquela época, eles tinham uma pequena expectativa de vida", completa Shield. "Ele se deu muito bem em sua vida. Acabou ficando bem doente nos últimos anos e estava sendo cuidado por um de seus sobrinhos, que encontrou seu corpo no sábado pela manhã".

"Ele tinha problema nos pulmões e estava constantemente em uma cadeira de rodas. Ele havia pedido [aos médicos] para ir a Los Angeles para a premiere do novo Star Wars, mas não pôde por estar muito doente para viajar. Por sorte, ele conseguiu encontrar George Lucas quando ele veio à Manchester", explicou Shield.

Baker nasceu com nanismo e atingiu 1,15m de altura em seus anos adultos. Seu primeiro grande trabalho nos cinemas foi em 1977 com Star Wars: Episódio IV - Uma Nova Esperança. Ele seguiu vivendo o robô branco e azul em Star Wars: Episódio V - O Império Contra-Ataca e Star Wars: Episódio VI - O Retorno de Jedi, além dos três prelúdios que vieram em seguida.

Ator interpretou o droid R2D2 nos primeiros filmes da saga (Crédito: Reprodução)
Ator interpretou o droid R2D2 nos primeiros filmes da saga (Crédito: Reprodução)


Fonte: Com informações do Omelete