Motociclista sofre grave acidente em Piracuruca e é socorrido em carroceria de Hilux

Uma carreta atingiu um motoqueiro que ficou gravemente ferido.

Um grave acidente ocorreu na noite desta quinta-feira, 11 de dezembro, no cruzamento da Avenida Coronel Pedro de Brito com senador Gervásio, em Piracuruca. Uma carreta atingiu um motoqueiro que ficou gravemente ferido.

O fato mais lamentável é que, após o contato feito com o Pronto-Socorro Municipal, que está em sede improvisada, solicitando ambulância para o socorro do paciente, o que veio foi uma Hilux da cooperativa COVEPI, com funcionários da referida unidade de saúde e uma padiola, que resgataram a vítima e jogaram na carroceria da Picape.

A prefeitura de Piracuruca possui uma ambulância Dobló, adquirida em 2012, possui uma ambulância S-10, doada em 2013 pelo então governador Wilson Martins, e, em 2013, a Câmara autorizou um leilão de veículos usados, com a previsão de arrecadação de mais de cem mil reais, com a condição de que com o valor auferido no leilão a prefeitura adquirisse mais uma Ambulância.

O leilão ocorreu ano passado, a compra até agora não foi realizada, e nunca o prefeito Raimundo Alves deu satisfações à Câmara sobre o assunto.






Nota de Esclarecimento

O Secretário de Saúde do Município de Piracurura, Valderi Machado, faz esclarecimentos sobre o transporte da vítima de acidente de moto.

Confira Nota

"O município de Piracuruca conta hoje com 2 ambulâncias ativas, socorrendo todos os pacientes de Piracuruca, inclusive de outros municípios quando é solicitado, como por exemplo São José do Divino, até mesmo com o município Piripiri, nós já cooperamos no sentido de enviar ambulância quando não há disponível na cidade para socorrer pacientes. Infelizmente ontem no momento deste acidente, as nossas 2 ambulâncias estavam ocupadas, uma estava para Teresina e a outra atendia outra diligência, por conta dessa situação precisávamos fazer o resgate da vítima do acidente de moto de qualquer maneira, nós temos um veículo de apoio no pronto socorro (hilux) que não é uma ambulância, ela nos serve para realizar atendimento de pacientes que não inspiram tanto cuidado, naquele momento só tínhamos este veículo disponível, não poderíamos deixar a vítima agonizando no local, era caso de urgência, teríamos que prestar o atendimento de qualquer maneira, a vida da vítima era mais importante do que a maneira que ela fosse transportada, então tivemos que usar deste transporte, nossa equipe se deslocou até o acidente para prestar o socorro ao motoqueiro, que foi encaminhado imediatamente ao pronto atendimento para estabilização do quadro, logo após transportado em uma ambulância para a Unidade de Referência em Teresina", justificou o secretário.

Também foi questionado ao secretário, se há uma previsão de aquisição de uma nova ambulância, para tentar atender a demanda, "Quando recebemos a gestão do município, tínhamos apenas 1 pequena ambulância modelo doblô, que podia ser utilizada no serviço de pronto atendimento, no ano passado conseguimos através de um convênio da prefeitura com o governo estadual, a aquisição de 1 grande ambulância, mais potente, modelo S-10 tracionada, para resgatar as vítimas em qualquer tipo de terreno e já estamos em fase de conclusão de processo licitatório para aquisição de mais uma ambulância, para atender a demanda municipal.

Na atual administração de Dr. Raimundo Alves também adquirimos duas caminhonetes cabine dupla L-200 Triton somente para a Secretaria de Saúde, para dar suporte ao atendimento, transporte de carga e deslocamento de equipes de saúde para o interior, são veículos robustos, confortáveis e adequado para locomoção em qualquer terreno, assim como foi adquirido um modelo idêntico para a SEMTCAS. A questão é que estamos renovando a frota de veículos, pois são aquisições que oneram demais o orçamento do município, mas tem que ser feita, e deve ser dado a devida atenção a manutenção dos mesmos, então vai acabar virando sucata, como deixaram ocorrer com os veículos na administração anterior.

A administração recebeu a Secretaria de Saúde com a frota de apenas uma ambulância doblô, dois veículos da marca celta, um em estado deplorável de conservação e o outro literalmente sucateado, inutilizável, assim como também estava uma ambulância do SAMU, entre outros veículos da saúde que se amontoavam em meio a sucata".

 

 

 

Fonte: Piracuruca agora