MovimenThe é recorde de público em sua segunda edição

Organizado com o envolvimento de diversos órgãos da Prefeitura de Teresina, o evento conta com uma vasta programação gratuita e atraiu diversos públicos para o parque, considerado como um dos principais espaços de socialização da capital.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Parque Estação Cidadania se transformou em um verdadeiro ponto de encontro de muita música, lazer, esporte, artesanato, gastronomia e entretenimento durante a 2ª edição do MovimenThe, que iniciou ontem (29) , com recorde de público e segue até esse domingo (30). 

Organizado com o envolvimento de diversos órgãos da Prefeitura de Teresina, o evento conta com uma vasta programação gratuita e atraiu diversos públicos para o parque, considerado como um dos principais espaços de socialização da capital.

José Alves Filho

A deputada estadual Lucy Soares, ressalta que o principal objetivo do evento é fazer com que os teresinenses possam movimentar os parques da cidade. “Esse evento, que já está na sua segunda edição, ocupa os espaço públicos dando uma oportunidade de lazer para nossa querida Teresina, com eventos voltados para todas as faixas etárias, com espaços kids, artesanato, cultura, esporte, lazer e assim como a primeira edição o evento foi um sucesso”, avalia.

Com o apoio midiático do Grupo Meio de Comunicação, o MovimenThe tem contribuido, sobretudo, para despertar a sensação de pertencimento à cidade, o que inclui os espaços construídos para uso coletivo.   

O secretário municipal de comunicação, Fernando Said, declarou que o evento vai trazer resultados futuros para a construção de uma nova cultura na capital. “Normalmente nós temos o hábito de observar o trabalho da municipalidade só as obras que são realizadas no aspecto fisico com obras e construções, mas a gente tem que olhar também uma outra obra que é grande é fantástica que é a transformação cultural, que é agregar o valor daquilo que nós temos na cidade ao sentimento da população, então a realização desses eventos através da parceria da prefeitura com o Grupo Meio Norte é exatamente significativo, porque é uma obra que vai ficar agora e para o futuro da cidade de Teresina porque é uma cultura que se estabelece”, considerou.

José Alves Filho

A programação incluiu ainda shows musicais com artistas da terra. Ontem, o cantor Damásio Neto comandou o palco principal, levando um repertório bem dançante, já  hoje  a agitação ficará por conta do artista Vitor Amaral.

Outro atrativo para o público foi a feira de exposição e comercialização de peças artesanais feitas nos Centros de Produção de Teresina, contribuindo para dar mais visibilidade para o trabalho desenvolvido pelos microempreendedores desses espaços.

José Alves Filho

O secretário municipal de economia solidária, Ricardo Bandeira, frisou que o evento permite a promoção da cultura, lazer e o esporte, e ainda a o empreendedorismo. “Nós trouxemos muitos artesãos  para expor suas peças, expor o seu artesanato, dessa forma a população toma conhecimento e termina os artesãos vendendo seus produtos e ganhando dinheiro para melhorar suas renda familiar, então é um evento muito necessário na nossa cidade”, disse. 

José Alves Filho

O artesão Marcelino Nascimento Pereira, que confecciona luminárias a partir de canos PVC, destacou que o evento traz major visibilidade para os artesãos locais, permitindo que a comercialização dos seus produtos. “Eu acho muito importante essa iniciativa, pois nos traz mais divulgação do nosso trabalho e, com certeza, embeleza mais nossa capital, pois atrai a população para os espaços públicos da cidade”, declarou.

José Alves Filho

Para a criançada, o evento ofereceu serviços de artesanato infantil e pintura de rosto, atividade que foi inteiramente acompanhada por profissionais, a fim de garantir o bem-estar e alegria dos pequenos.

São apoiadores do evento as Secretarias Municipais do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semam), de Esportes e Lazer (Semel), de Economia Solidária (Semest), de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Semdec) e de Comunicação (Semcom), e Fundações Wall Ferraz (FWF) e de Cultura Monsenhor Chaves (FCMC).

José Alves Filho

Esportes são ponto alto do evento

As atividades esportivas, foram o grande destaque da segunda edição do MovimenThe. Atletas amadores tiveram a possibilidade de formar seus times e escolher uma das modalidades oferecidas, a exemplo do Fut 7, basquete, tênis de mesa, skate, passeio ciclístico, esgrima, capoeira e patins. Além disso, o atletismo foi contemplado na Volta da Cidadania, com percurso de 5 km, na Avenida Miguel Rosa, tendo o parque como ponto de largada e chegada.

José Alves Filho

A capoeira foi um dos destaques do primeiro dia, com jogos de apresentação da arte como modalidade esportiva. “Essa é uma ação positiva para fomentar o esporte no município e para capoeira mais ainda porque tivemos a oportunidade para apresentar a capoeira como um esporte de competição porque ela surgiu como cultura, mas aqui no Piauí nós temos uma tradição muito forte de utilizar ela como esporte, então só temos a agradecer a oportunidade de estar aqui nesse grande evento”, afirmou Mestre Touro.

José Alves Filho

José Alves Filho

A corrida de rua foi outro destaque na primeira noite do evento. Para Thiago Monteiro, organizador do corrida, a segunda edição foi um sucesso e bateu recorde de inscritos. “Esse evento desde a sua primeira edição no Parentão é um sucesso e agora no Parque da Cidadania foi um sucesso ainda maior, devido ser um parque mais central. Nós tivemos recorde de corredores, com 300 inscritos que foi limitado por nós e ficamos com uma lista de espera de mais de 500 pessoas e não poderia ser diferente, o evento foi um sucesso, bem organizado, ponto de água, medalha para todos os participantes que correram 4km”, destacou.

Amauri Carneiro, presidente da Federação piauiense de futebol 7 Society, que organizou as partidas do Fut 7, que foram bastante prestigiadas durante o sábado (29). “Essa oportunidade é ímpar, onde nós estamos trazendo a comunidade para o parque e com isso estamos fazendo com que a  nossa modalidade seja difundida e ainda mais com a transmissão ao vivo pela TV Meio Morte e a comunidade podendo assistir a todos esses jogos”, disse.

José Alves Filho

Os praticantes de skate também tiveram a oportunidade de desenvolver suas manobras dentro da programação do evento. “O MovimenThe veio em uma no hora para o skate. Esse ano a gente estava bem carente de eventos e a prefeitura e a equipe da Meio Norte estão de parabéns pela realização desse evento”, ressaltou Thyago Costa, presidente da Federação Piauiense de Skate.

José Alves Filho

A esgrima foi uma das novidades na programação esportiva do evento. O mestre Moisés Carvalho, avalia como positiva a inserção do esporte para apresentar a modalidade para a população teresinense. “A nossa avaliação é a melhor possível, pois tem tudo a ver com o projeto que encabeçamos que é o mais esgrima, que é quebrar tabus levando o esporte para o seio da sociedade e o MovimenThe tem esse viés de levar o esporte para praça”, frisou.

Jadelson Ribeiro, presidente da Federação Piauiense de Tênis de Mesa,  destacou que desde a primeira edição a modalidade teve uma grande procura. “Essa edição estamos com três mesas e estamos com atletas procurando se federar por conta do evento, então, o MovimenThe para nós foi um sucesso. Nós conseguimos envolver crianças, mulheres, homens e idosos para que a gente pudesse ter o maior número de pessoas e todo mundo aprovou essa ideia, sendo que veio gente até de Caxias (MA) para jogar com a gente, por isso, esse é um evento que já entra no nosso calendário”, afirma. 

Os atletas que mais se destacarem em suas respectivas modalidades foram agraciados com premiações e entrega de medalhas e troféus durante o evento.

José Alves Filho



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES