MP firma acordo para regularizar coleta de lixo a céu aberto no Piauí

Além disso, o espaço onde atualmente são depositados os resíduos, deverá ser sinalizado e receber as devidas proteções dentro do prazo de 60 dias

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Enfrentando problemas com o lixo a céu aberto, a Promotoria de Justiça de Guadalupe firmou acordo com a Prefeitura do município no sentido de garantir a coleta dos resíduos sólidos domésticos, industriais e hospitalares, de forma a evitar a poluição ambiental e a exposição da população do município às doenças ligadas ao contato com o lixo.

A medida se dá em caráter emergencial, tendo em vista minimizar a situação até que o aterro sanitário seja concluído. A ação contempla todos os bairros de Guadalupe e deve ser norteada por atividades de educação ambiental no prazo de 30 dias.

Além disso, o espaço onde atualmente são depositados os resíduos, deverá ser sinalizado e receber as devidas proteções dentro do prazo de 60 dias.

Os prazos estabelecidos pelo Ministério Público ainda incluem a apresentação da documentação necessária para que o município submeta a área de disposição final a Semar, em no máximo seis meses; além da elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico, no limite máximo de 12 meses.

O termo de ajustamento de conduta firmado em audiência foi conduzido pela Promotoria de Guadalupe e pelo Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente, e contou com a participação do Prefeito Municipal Wallem Mousinho, da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMAR) e da Fundação Nacional de Saúde (FUNASA).

O Ministério Público será incumbido de monitorar constantemente o acordo, e, em caso de descumprimento, tomará medidas judiciais e extrajudiciais.

Clique aqui e curta o Portal Meio Norte no Facebook



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES