MP-PI encaminha recomendações sobre vítimas de Assentamento

A reunião aconteceu nesta terça-feira (12).

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Representantes de órgãos municipais, estaduais e federais envolvidos no atendimento às vítimas do incêndio ocorrido no Acampamento 8 de Março, na zona Sul de Teresina, participaram de audiência no Ministério Público do Piauí (MP-PI), onde apresentaram um balanço das ações desenvolvidas no local, com o objetivo de tratar sobre o direito à moradia das famílias atingidas.

A reunião aconteceu nesta terça-feira (12), na 49º Promotoria de Justiça do MP-PI, e contou a participação de moradores da ocupação e de representantes do Movimento Sem Terra (MST) para externar a atual situação das vítimas e as necessidades emergenciais da comunidade.

O debate foi conduzido pela promotora de Justiça Myrian Lago, que acompanha o caso, juntamente com a coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Educação e da Cidadania (Caodec MP-PI), promotora de Justiça Flávia Gomes.

Na audiência foram apontados questionamentos em relação à propriedade da terra ocupada pelas famílias do Acampamento 8 de Março e as providências necessárias para garantir esse direito de moradia, além de condições para o desenvolvimento da comunidade através da produção agrícola familiar.

“Foi um debate profundo, pudemos ouvir cada setor responsável pelas articulações em prol de melhorias para as famílias. Esse trabalho em conjunto é importante para que as vítimas recebam seus direitos o mais rápido possível. Vamos continuar acompanhando o caso e, principalmente, os prazos das ações recomendadas aos órgãos do Governo”, diz a promotora de Justiça Flávia Gomes.

Segundo a promotora de Justiça Myrian Lago, “ouvimos os representantes e, dentro do que foi apresentado, além da ausência de algumas informações importantes sobre o Acampamento, determinamos algumas recomendações e encaminhamentos de relatórios emergenciais aos órgãos responsáveis” ressalta.  

Entre as providências, o Ministério Público encaminhou um ofício ao IBAMA solicitando a doação de madeiras apreendidas pelo órgão para a construção de moradias no Acampamento; uma recomendação à Superintendência de Desenvolvimento Rural de Teresina, no sentido de que proceda à limpeza da área, para propiciar condições mais salubres de permanência no local.

 “Das recomendações feitas ao INCRA, solicitamos um relatório com as providências a serem adotadas para emergencial abrigamento dos casos mais graves e em situações de vulnerabilidade, como uma lactante com bebê no período pós-parto e também recomendações a SEMCASPI para que regularize imediatamente os benefícios de concessão do aluguel solidário e das cestas básicas”, acrescenta Myrian Lago.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES