MTur anuncia os destinos mais procurados de cada estado do Brasil; confira!

A pesquisa do Ministério do Turismo também destaca o Nordeste como a região mais desejada pelos viajantes brasileiros.

Balneário Camboriú, em Santa Catarina | Prefeitura Municipal de Balneário Camboriú
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma pesquisa realizada pelo renomado site de busca e venda de passagens aéreas, Decolar, revelou os destinos nacionais mais procurados em cada estado para viagens no primeiro semestre de 2024. Os resultados oferecem uma visão abrangente das preferências dos turistas brasileiros neste período.

Na região Sudeste, destaca-se uma competição acirrada entre São Paulo (SP) e Recife (PE) como os destinos mais desejados. Enquanto os viajantes de São Paulo e do Rio de Janeiro demonstram interesse em explorar a capital pernambucana, Recife, os mineiros e capixabas optam pela cidade cosmopolita de São Paulo. Além disso, Porto Seguro desponta como uma escolha popular entre os mineiros, enquanto os cariocas têm Fortaleza como uma de suas principais preferências.

No Sul do país, São Paulo continua sendo uma escolha dominante, especialmente para os paranaenses e catarinenses. Por outro lado, os gaúchos mostram preferência pelo Rio de Janeiro. Interessantemente, Recife é um destino de terceira escolha para os três estados sulistas.

Na região Norte, São Paulo lidera como destino preferido para paraenses, acreanos, roraimenses, rondonienses e tocantinenses, com exceção dos amazonenses e amapaenses, que preferem Fortaleza e Belém, respectivamente. O Rio de Janeiro também figura como uma opção popular para os viajantes do Norte.

O Nordeste revela uma preferência unânime por São Paulo, com todos os nove estados da região classificando a cidade como seu principal destino. O Rio de Janeiro é a segunda escolha predominante em todo o Nordeste, seguido por Brasília, que ganha destaque em alguns estados como Piauí, Rio Grande do Norte, Paraíba e Alagoas. Fortaleza também é uma escolha popular, especialmente entre os maranhenses e pernambucanos, enquanto Porto Alegre e Recife ocupam a terceira posição em algumas preferências estaduais.

No Centro-Oeste, São Paulo é o destino mais buscado por viajantes de Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, enquanto o Rio de Janeiro lidera como a principal escolha no Distrito Federal. Recife ganha destaque como segunda preferência em algumas localidades, como o Distrito Federal e o estado de Goiás.

Além dos destinos específicos por estado, a pesquisa também revela um aumento significativo de 36% na busca por passagens aéreas para viagens no primeiro semestre de 2024 em comparação com o ano anterior. Esses resultados coincidem com uma pesquisa nacional do Ministério do Turismo, que aponta São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia como os três principais destinos desejados pelos brasileiros para viagens neste ano.

A pesquisa do Ministério do Turismo também destaca o Nordeste como a região mais desejada pelos viajantes brasileiros, seguida pelo Sudeste, Sul, Norte e Centro-Oeste. Além disso, destinos como Salvador, Fernando de Noronha, Rio de Janeiro, Lençóis Maranhenses e Florianópolis despertam um grande interesse entre os brasileiros, evidenciando a preferência nacional pelo turismo de sol e praia.

Os resultados revelam que os brasileiros são atraídos por destinos que oferecem opções de sol e praia, natureza e ecoturismo, e saúde e bem-estar. Esses fatores, juntamente com considerações sobre belezas naturais, preços acessíveis e a possibilidade de reencontro com familiares e amigos, desempenham um papel crucial na escolha dos destinos de viagem.

Para incentivar ainda mais as viagens domésticas, o Ministério do Turismo lançou iniciativas como "Conheça o Brasil Voando", "Conheça o Brasil Realiza" e "Conheça o Brasil Cívico", visando ampliar a oferta de voos, oferecer linhas de crédito específicas e promover viagens para a Capital Federal, contribuindo para a valorização dos destinos nacionais e o fortalecimento do turismo interno.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES