Mulher dá luz a quadrigêmeos aos 52

A professora teria uma consulta com o obstetra nesta semana, para conversar sobre a data da cesárea

Uma mulher de 52 anos deu à luz quadrigêmeos, em Joinville (SC). As crianças nasceram na sexta-feira (22) e permanecem internadas, nesta quinta-feira (27). A mãe, a professora Eraci dos Santos Conceição Afuso, teve alta.

Os filhos nasceram antes do esperado. A professora teria uma consulta com o obstetra nesta semana, para conversar sobre a data da cesárea. A chegada repentina dos bebês, entretanto, não deixou a mãe assustada. Enquanto permaneceu na unidade de saúde, Eraci andou tranquila pelos corredores e a única maneira de reconhecer a mãe dos quadrigêmeos eram as quatro pulseirinhas da maternidade, com nomes diferentes.

As crianças passam bem. A menor tem 950 gramas e o maior, 1,3 quilo. A professora já tinha uma filha de 14 anos. Ela e o marido recorreram a uma clínica de fertilização.

A mãe passa bem, mas não pode ficar mais de três horas longe dos bebês. Como eles estão ingerindo leite materno por meio de uma sonda, ela fica a maior parte do dia na sala de amamentação.

Fertilização

O caso chamou a atenção, por causa da idade da mãe e do número de filhos. Mas Salomão Nassif Sfeir Filho, do Comitê de Infertilidade da Sociedade Brasileira de Reprodução Humana, diz que é perfeitamente possível que uma mulher saudável da mesma idade repita o feito.

Segundo Sfeir Filho, a paciente pode escolher quantos óvulos quer implantar. Se implantar dois, pode ter de um a dois filhos. Como Eraci optou por implantar quatro, sabia que poderia sair da maternidade com os quádruplos.

Fonte: g1, www.g1.com.br