Multidão comparece às ruas de Belém para louvar padroeira no Círio

Gestos de devoção e fé à padroeira marcaram a procissão de 3,6 km

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Ainda era madrugada quando a movimentação nas ruas de Belém já estava intensa em direção à Catedral, de onde partiu às 6h48 a edição de número 226 do Círio de Nossa Senhora de Nazaré neste domingo (14). Gestos de devoção e fé à padroeira dos paraenses marcaram a procissão de 3,6 km até a Praça Santuário.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Pará (Segup), mais de um milhão de pessoas acompanharam o Círio, que é considerado uma das maiores manifestações religiosas do mundo. Este ano, a procissão que relembra a história do achado da imagem original da santa encerrou depois de quase 5 horas de duração.

Ao longo do percurso, empresas, instituições e famílias fizeram homenagens à Virgem de Nazaré. Chuva de papel picado e muitos fogos marcaram a passagem da Imagem Peregrina pelas ruas da capital neste domingo. O padre Antônio Maria cantou para os romeiros em frente a um banco na avenida Presidente Vargas e durante a passagem da Berlinda, uma chuva de pétalas de rosas emocionou os devotos.

Devoção

A servidora pública Sheila Oliveira acompanhou a procissão desde o início e conta que participa para agradecer por graças alcançadas."Sempre venho, acompanho desde criança, vinha com meus pais. Tenho gratidão pela saúde, prosperidade, passei no concurso que sempre almejei, fiz muitas promessas e hoje estou aqui para agradecer", disse.

O jovem Mateus Eduardo veio do município de Barcarena para agradecer pela graça alcançada. "Foi uma promessa que eu e minha mãe fizemos. Prometi que se eu passasse em Direito, acompanharia o Círio com um livro na cabeça. Já estou no quarto semestre e vim agradecer", afirma o estudante.

O casal Demetrio e Leia levaram uma pequena casa para a romaria. Eles chegaram a Belém na sexta-feira (12) depois de uma longa caminhada de quatro dias. "Viemos caminhando de Igarapé-Açu para pagar pela promessa da conclusão da casa do nosso filho. Só Nossa Senhora nos dá forças. Ano que vem estaremos aqui", afirmou o devoto.

Grande procissão

A procissão teve início após uma missa campal presidida pelo arcebispo metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, em frente à Catedral de Belém, no bairro da Cidade Velha.

O trajeto iniciou na Praça Frei Caetano Brandão, seguiu pela praça do Relógio, av. Portugal, Boulevard Castilhos França, av. Presidente Vargas e av. Nazaré até a Praça Santuário. As vias do corredor do Círio e suas transversais ficaram fechadas um dia antes para garantir maior organização das procissões.

A Imagem Peregrina é conduzida em uma Berlinda decorada especialmente para o evento. Os devotos puxam a Berlinda por meio de uma corda de 400 metros, que é muito disputada pelos devotos para pagar promessas.

O Círio também tem a participação de 13 carros de promessa, onde os devotos depositam os votos, objetos de cera como partes do corpo e casas que são levados à procissão. Os carros são conduzidos por estudantes de escolas católicas de Belém.

Em 2014, a organização do Círio recebeu, oficialmente, da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), o certificado de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade do Círio de Nazaré.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES