Muros recebem arte como forma de protesto; projeto lança força-tarefa em THE

Muros recebem arte como forma de protesto; projeto lança força-tarefa em THE

O projeto Pelos Muros da Cidade, lançado pela Força-Tarefa Popular, pretende conscientizar a população piauiense com relação à corrupção

Usar a arte como forma de protesto. É essa a intenção da Força-Tarefa Popular, que lançou na manhã de ontem (13), o projeto ?Pelos Muros da Cidade?.

O projeto é uma estratégia da Força-Tarefa Popular, de associar o grafite para sensibilizar as pessoas no combate à corrupção e é precursor das atividades de mobilização social para a 12ª Marcha Contra a Corrupção e Pela Vida, que acontecerá de 10 a 24 de julho, entre os municípios de Guaribas a São Raimundo Nonato.

De acordo com uma das integrantes do Força-Tarefa, Teresa Cristina, a atividade se inspirou nas propagandas políticas e comerciais que tomam os muros das cidades, com anúncios que pouco contribuem para o desenvolvimento social. O propósito de ocupar esses espaços com temas voltados ao combate à corrupção, através da arte criativa e reflexiva do grafite.

?Após esse lançamento, a sociedade pode contribuir de forma efetiva. As pessoas e donos de empresas podem disponibilizar, doar os muros de suas casas ou comércios para que estes se tornem espaços de luta contra a corrupção?, declara Teresa.


Muros recebem arte como forma de protesto; projeto lança força-tarefa em THE

Com o tema a ?Arte Contra a Corrupção - O Belo e a Fera?, os muros estão recebendo traços e cores levando a uma reflexão sobre os problemas sociais e políticos.

Um dos voluntários, o grafiteiro Washington Gabriel, conta que gostou da ideia de usar o grafite como protesto e se tornou voluntário. ?Achei massa a luta e resolvi ajudar com minha arte?, coloca ao ressaltar que a meta é que sejam grafitados dez muros até o fim do projeto.

Cada grafiteiro tem seu traço próprio, por isso cada um passa uma mensagem diferente. Só no muro de lançamento, que fica próximo à praça do colégio Liceu Piauiense, participaram sete artistas.

As artes que estão sendo produzidas e que poderão ser vistas em vários pontos da cidade também serão foco de um projeto de extensão dos alunos do curso de moda da Universidade Federal do Piauí (UFPI).


Muros recebem arte como forma de protesto; projeto lança força-tarefa em THE

Segundo a estudante Nielly Alencar, o projeto Moda no Combate à Corrupção vai ficar responsável pela parte de produção de camisa, bolsas e outros objetos. ?Vamos pegar o estilo da arte de cada muro e transformar em estampas desses produtos?, explica.

A Força-Tarefa Popular é uma articulação social civil que reúne cidadãos, ONGs, sindicatos, associações e estudantes, visando ter o controle social de políticas e programas sociais, combatendo a corrupção na administração pública.

Fonte: Aline Damasceno