Museu de Corrente é revitalizado e aberto à visitação do público

O trabalho foi realizado em duas fases.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Universidade Estadual do Piauí – UESPI, presenteou a cidade de Corrente com a revitalização do primeiro e único museu da cidade, sediado nas instalações do Campus da insitutição no município. A proposta vinha sendo debatida desde o mês de maio pela universidade, com intermédio do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica- PARFOR.

Com o apoio do diretor e do professor de História do Campus, Salomão Mascarenhas e Edilson Nogueira (doador do acervo), além da Fundação Cultural do Piauí – FUNDAC, a demanda foi atendida e o Museu, inaugurado em 20 de janeiro de 1999, passou a ser oficialmente aberto à visitação do público. O projeto de revitalização foi conduzido por duas técnicas em museologia do Museu do Piauí, coordenadas pela museóloga da Fundação Cultural do Piauí, Marília Colnago.

O trabalho foi realizado em duas fases. A primeira ocorreu em maio, período em que UESPI e FUNDAC firmaram acordo para execução do projeto. Na ocasião, a equipe ficou durante três dias no Campus Jesualdo Cavalcante, em Corrente, analisando o espaço, conhecendo as peças e colhendo dados para que fosse dado início a produção do inventário, que trata da identificação, individualização e documentação dos bens culturais.

A segunda, concluída na última semana, foi destinada a organização do espaço, mobiliário para a colocação das peças, treinamento de funcionários da própria IES para o cuidado com as peças e manutenção das salas que alocam o acervos. Os serviços foram finalizados com a conclusão do inventário.

Na última segunda-feira (20) o Museu foi reaberto para a visitação do público, tornando-se, de fato, bem mais que um ponto turístico da cidade localizada a 864 Km da capital, Teresina, e conhecida por suas belezas naturais, como atesta o professor Raimundo Dutra, Coordenador Geral do PARFOR/UESPI.

“O Museu faz parte do roteiro turístico do município agora e isso proporciona uma maior interação da universidade com a comunidade. A medida que a comunidade visita o espaço, ela interage com alunos, professores, e assim o museu também se torna um espaço de conhecimentos e de contatos”, destacou Dutra.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES