Museu do Piauí realiza 13ª Semana dos Povos Indígenas

O evento é realizado pelo Governo do Estado, através da Fundação Cultural do Piauí.


A 13ª Semana dos Povos Indígenas será aberta, nesta quarta-feira (15), a partir das 8h, no Museu do Piauí Casa de Odilon Nunes, com a apresentação da Banda Chaska, do Equador. O evento é realizado pelo Governo do Estado, através da Fundação Cultural do Piauí, e tem como objetivo celebrar os nativos do território nacional e refletir sobre suas contribuições para formação do patrimônio cultural do país, além de dialogar com a sociedade os problemas enfrentados pelas comunidades indígenas.

Segundo a diretora do Museu do Piauí, Dora Medeiros, a 13ª Semana dos Povos Indígenas pretende reunir vários segmentos da sociedade, como pesquisadores, professores e estudantes para tratar o desaparecimento dos índios no estado. Nos debates, também serão tratados sobre os remanescentes e descendentes de índios, como eles lidam com a demarcação de terras e como costumam preservar os costumes.

A programação da Semana dos Povos Indígenas tem ainda mesa-redonda com o tema “Índio, protagonismo e reconhecimento”, com mediação de Dora Medeiros; abertura da exposição “Índio a Vista” e aula temática.

No dia 16, quinta-feira, a programação segue com apresentação musical do Grupo Afro Cultural Ijexá e haverá também o lançamento do livro “Diversidade Cultural – Etnia e Gênero”, no Clube dos Diários.

No último dia de programação, o historiador Paulo Henrique Couto Machado vai proferir a palestra com o tema “Os Aldeamentos Indígenas como Instrumento de Aculturação”.

Fonte: GOVERNO DO ESTADO