Museu Nacional: Meteorito de 4 bilhões de anos resiste a incêndio

Pedra com quatro bilhões de anos é uma das 'sobreviventes'.

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A equipe do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro iniciou as buscas pelos itens que resistiram às chamas após conter o incêndio de grandes proporções, que atingiu o Museu Nacional do Rio de Janeiro no domingo (2).

Segundo a corporação informou nesta segunda-feira (3), o meteorito Bendegó, que tem quatro bilhões de anos, é um dos 'sobreviventes'.

A pedra, que pesa mais de cinco toneladas e foi encontrada em um riacho no interior da Bahia em 1784, demorou um ano para chegar ao Rio de Janeiro, sendo levada ao Museu Nacional , em Cristóvão, somente em 1888, sob ordens do Imperador Dom Pedro II.

O meteorito de quatro bilhões de anos pertenceria a uma região do Sistema Solar entre os planetas Marte e Júpiter.

Além dele, o museu possuía um acervo de mais de 20 milhões de itens que foram afetados pelo fogo, entre eles o fóssil de Luzia - considerado o maior tesouro do museu , que é o esqueleto mais antigo encontrado nas Américas e fazia parte da coleção de antropologia.

O fóssil de uma mulher entre 20 e 25 anos foi encontrado Lagoa Santa, Minas Gerais. O museu também contava com uma rescontrução facial de Luzia, também destruído pelo fogo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES