Mutirão de Cirurgias atende 130 pacientes neste final de semana

Até o final do ano, a meta é atender 2.000 pessoas

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Somente neste final de semana, 130 pacientes passarão por procedimentos cirúrgicos no I Mutirão de Cirurgias Eletivas, da Secretaria de Estado da Saúde. Os pacientes serão atendidos entre os dias 3 a 5 de novembro, em quatro unidades hospitalares, tanto na capital como no interior. Até o final do ano, a meta é atender 2.000 pessoas. Ao todo, serão investidos mais de R$ 3,8 milhões para a realização dos procedimentos cirúrgicos de diversas áreas.

De sexta (3) a domingo (5), os Hospitais da Polícia Militar, em Teresina; o Estadual Gerson Castelo Branco, em Luzilândia; o Estadual Júlio Hartman, em Esperantina; e o Regional de Campo Maior vão atender 130 pacientes, em cirurgias como gerais, ortopédicas, pediátricas e ginecológicas. Além das cirurgias, mais de 150 pacientes passarão por consultas ambulatoriais para triagem e marcação dos procedimentos.

O secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, ressalta a importância da iniciativa. “Essa é uma grande ação da Secretaria, que vai congregar 10 hospitais nas mais diversas regiões. E já neste primeiro final de semana, temos quatro hospitais realizando as cirurgias pela modalidade de mutirão”, declarou.

O I Mutirão de Cirurgias Eletivas foi apresentado à sociedade na última segunda-feira (30) e pretende diminuir a fila de espera por procedimentos cirúrgicos. “É um grande mutirão que nós estamos realizando, para que possamos diminuir a fila de usuários do SUS que esperam pela realização de uma cirurgia e também descentralizar o serviço, que vai ocorrer tanto em Teresina com em nove municípios”, afirma.

O Hospital Getúlio Vargas, em Teresina, também realiza mutirão neste sábado (4), numa rotina semanal de mutirões. Para este final de semana, a meta é realizar 26 cirurgias de prostatectomia (retirada da próstata) e hidrocele.

Calendário - 3 a 5 de novembro

Hospital da Polícia Militar - Teresina

Cirurgias gerais e ortopédicas - 4 de novembro

Hospital Estadual Gerson Castelo Branco - Luzilândia

Cirurgias gerais - 3 e 5 de novembro

Hospital Estadual Julio Hartman - Esperantina

Cirurgias gerais - 3 e 4 de novembro

Hospital Regional de Campo Maior - Campo Maior

Cirurgias gerais - 4 e 5 de novembro

Primeiro Mutirão de Cirurgias Eletivas

O I Mutirão de Cirurgias Eletivas vai contemplar cerca de duas mil pessoas, que estão na fila de espera nos dez hospitais da rede estadual. Os pacientes serão chamados de acordo com o procedimento e serão contemplados aqueles residentes na sede do hospital, como também nos municípios no entorno, já que o Mutirão deve atender os pacientes residentes nos 224 municípios.

Para realizar o mutirão, a Secretaria de Estado da Saúde disponibiliza R$3.896.119,33, fruto da portaria 1.294/2017, do Ministério da Saúde. Estão previstas cirurgias como gerais, pediátricas, ortopédicas e oftalmológicas, podendo ser procedimentos ambulatoriais, como aqueles que necessitam de internação hospitalar.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES