Mutirão realizará 20 mil procedimentos oftalmológicos no Piauí

Serã 15 mil consultas e 4.800 cirurgias de catarata no Piauí.

A Secretaria de Estado da Saúde inicia, nesta sexta-feira (4), o primeiro roteiro do Programa Olhar Bem, ação itinerante de Oftalmologia que vai realizar 15 mil consultas e 4.800 cirurgias de catarata no Sul do Piauí, contemplando 141 municípios. No período de 4 a 10 de dezembro, o Programa estará em Picos, beneficiando os municípios dos territórios Vale do Rio Guaribas, Vale do Canindé e Vale do Sambito. 

Image title

Para esses territórios, diariamente serão realizadas mil consultas e 300 cirurgias de catarata, totalizando seis mil consultas e 1.800 cirurgias em seis dias de ação. Os atendimentos serão realizados na Universidade Estadual do Piauí (Uespi), campus Picos. Os pacientes que serão atendidos já foram cadastrados pelas secretarias municipais de Saúde. 

De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Francisco Costa, o Programa visa ampliar o acesso ao tratamento de uma das maiores causas de cegueira reversível, que é catarata. “Com o Programa Olhar Bem, vamos facilitar o acesso a consultas e exames a pessoas com mais de 60 anos de idade. Constatado o diagnóstico, logo no dia seguinte, o paciente será submetido a cirurgia, sendo avaliado 48 horas depois e uma segunda avaliação, com 30 dias”, completa o gestor. Todos os pacientes submetidos a cirurgias receberão kits contendo medicação (colírio), para uso no pós-operatório e óculos de proteção.

A ação terá uma equipe mínima composta por dez oftalmologistas, sendo quatro cirurgiões, um anestesista, dois enfermeiros e mais 30 profissionais de apoio. Os atendimentos serão totalmente gratuitos e serão realizados pelo Sistema Único de Saúde(SUS).

Oferta de Oftalmologia

A oferta de serviços de Oftalmologia concentra-se basicamente na capital, onde dos 146 médicos oftalmologistas cadastrados no Sistema de Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde(SCNES), 114 estão em Teresina e os demais distribuídos em 17 municípios.

Dos 27 estabelecimentos que realizam cirurgia de catarata pelo SUS, 12 estão localizados em Teresina, demonstrando que 44,4% da oferta do serviço é em um único município.

“A ação objetiva exatamente isso: descentralizar os serviços, atendendo o maior número possível de pacientes, em um curto intervalo de tempo, e o mais próximo de sua casa”, afirma o secretário da Saúde.

Calendário

Picos: 4 a 10 de dezembro de 2015
Local: Uespi
Territórios: Vale do Rio Guaribas, Vale do Canindé e Vale do Sambito

Bom Jesus: 14 a 18 de dezembro de 2015
Local: UPA
Território: Chapada das Mangabeiras

Floriano: 10 a 16 de janeiro de 2016
Local: Uespi
Territórios: Tabuleiros dos Rios Piauí e Itaueira, Tabuleiros do Alto Parnaíba e Serra da Capivara

Catarata

A catarata é uma opacidade do cristalino (lente natural do olho). As pessoas com catarata têm a visão nublada, como se olhassem por uma janela embaçada ou enevoada. Essa visão nublada pode tornar mais difíceis tarefas como ler, dirigir um carro ou interpretar a expressão das pessoas.

A maioria das cataratas se desenvolve lentamente e não perturba a sua visão desde o início. Com o tempo, a catarata acabará por interferir na visão.

Dados Piauí

Dados do IBGE apontam que o Piauí possui mais de 350 mil pessoas com idade a partir de 60 anos de idade, fase em que a ocorrência da catarata senil começa a ser evidenciada. O que pode indicar que aproximadamente 165 mil piauienses sofrem de catarata.

Fonte: Ascom