SEÇÕES

Mutirões do HGV nesta sexta e sábado beneficia 70 pessoas

Os mutirões de cirurgias acontecerão nesta sexta e sábado

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Hospital Getúlio Vargas (HGV) realiza, nesta sexta-feira (8) - feriado do Dia de Nossa Senhora da Conceição - e no sábado (9), dois mutirões de cirurgias beneficiando cerca de 70 pacientes. A ação, uma iniciativa da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), por meio do HGV, conseguiu reduzir o tempo de espera e a fila por um procedimento no hospital em mais de 70%.

A trabalhadora rural Lúcia Fortes, 53 anos, reside na zona rural do município de José de Freitas. Ela conta que teve a primeira consulta no HGV em outubro e já vai realizar a cirurgia de histerectomia (retirada do útero), no mutirão desta sexta-feira (8). Animada, ela explica que foi rápido, logo foi chamada para fazer o procedimento.

Assim como Lúcia, 12 mulheres serão operadas neste dia 8, no mutirão de ginecologia, e também serão realizados seis procedimentos na área vascular.

No sábado (9), também tem o mutirão de catarata e de cirurgia geral, beneficiando mais 54 pacientes. Jovelina das Neves, 81 anos, é uma das pacientes que vai participar do mutirão de catarata. Ela reside no município de Lagoa Alegre e está feliz por ter sido chamada antes do Natal.

Para a diretora-geral do HGV, Clara Leal, os mutirões de cirurgias está conseguindo dar vazão à fila para procedimentos eletivos e transformando-as em uma fila de resultados. “A gente tem conseguido superar a expectativa. Hoje são 101 mutirões realizados em dois anos. E a gente percebe uma diminuição gradativa na fila e, principalmente, no tempo de espera, apesar de novas inserções todos os dias”, garante a gestora.

Os mutirões de cirurgias começaram em julho de 2015 e a ação já chegou a beneficiar mais de 2 mil pacientes.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos