Negros e pardos correspondem a 86% dos homicídios dolosos em Teresina

Dados da Secretaria Estadual de Segurança mostram que os negros e pardos correspondem a 86% dos homicídios dolosos em Teresina

O número de homicídios dolosos entre jovens é bastante significativo em Teresina, principalmente entre negros. Dados da Secretaria Estadual de Segurança mostram que os negros e pardos correspondem a 86% dos homicídios dolosos em Teresina, na faixa etária entre 12 e 29 anos de idade.

Para tentar resolver esses e outros problemas, relativos à juventude de Teresina, a Secretaria Municipal da Juventude (Semjuv) está se organizando em torno do Plano Juventude Viva. Este plano visa reduzir a vulnerabilidade dos jovens em situações de violência física, criando oportunidades que garantam a inclusão social e a autonomia dos jovens. O plano também busca promover os valores da igualdade e da não discriminação, o enfrentamento ao racismo e ao preconceito geracional, que contribuem com os altos índices de mortalidade da juventude brasileira.

?O plano já está praticamente concluído e a próxima etapa já é a implantação das ações que serão realizadas nos bairros, escolas e em outros ambientes que contemplem a juventude. Esse é um plano articulado, que envolve 12 secretarias municipais e oito Organizações Não Governamentais, que formam o Comitê Gestor Juventude Viva?, explicou o secretario municipal da Juventude, Alan Cronemberg.

Fonte: Pollyana Carvalho