Após prisão no CE, psiquiatra explica como identificar pedófilo

Após prisão no CE, psiquiatra explica como identificar pedófilo

Mudança de comportamento das crianças pode denunciar o assédio.

Depois da prisão do suspeito de cometer crimes sexuais contra crianças em Pindoretama, Região Metropolitana de Fortaleza, especialista explica, nesta quarta-feira (24) como identificar um pedófilo. O homem, um agricultor de 56 anos, foi preso na terça-feira (23) acusado de abusar sexualmente de pelo menos19 crianças depois de dopá-las.

O psiquiatra Heraldo Lobo diz que é preciso estar atento às atitudes suspeitas dos indivíduos que costumam se mostrar sociáveis. ?Em geral, eles são cativantes, envolventes, são bondosos e têm uma exuberância. Eles têm uma energia grande para a tatibilidade infantil e juvenil. Ele reúne toda a sua carga de energia no sentido de conquistar aquela criança?, explica o médico.

O suspeito estava foragido desde 8 de agosto e foi encontrado em Juazeiro do Norte, sul do estado, onde se encontrava desde sábado (20), segundo a polícia. De acordo com testemunhas, o homem era conhecido por dar bombons e até dinheiro às crianças, com as quais sempre estava em companhia.

Atenção à mudança de comportamento das crianças

Heraldo Lobo alerta também que os pais percebem pelo comportamento das crianças se está acontecendo assédio. ?Geralmente, os pedófilos ameaçam as vítimas, o que leva a criança a ficar mais isolada, mais tensa. O nível de ansiedade aumenta bastante, cai o rendimento escola e já começa a apresentar transtornos do sono?, afirma o psiquiatra.

A mãe de uma das vítimas do suspeito diz que notou seu filho ficar mais agressivo após visitas feitas na casa do agricultor. "Ele (menino) dizia que lá (o homem) dava refrigerante, pipoca, bombom e que tinha peças de crianças. Ele agradava às crianças. Mas meu menino não chegou tanto a ir lá", afirma a mãe.

Fonte: g1, www.g1.com.br