Noturnão espera reunir 2 mil estudantes para revisão do Enem 2014

O noturnão, assim chamado devido ao horário de realização, foi adiado pela Seduc, por problemas de estrutura física na quadra do Premen Sul

A Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc) vai realizar a revisão para provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nesta quinta-feira, 6, das 18h à 0h, no Premen Sul, localizado no Bairro Monte Castelo. Nesta edição serão aguardados cerca de 2 mil estudantes, todos interessados em realizar a prova do Enem. Na oportunidade, será distribuído o material didático com conteúdos de treino referente às provas.

O noturnão, assim chamado devido ao horário de realização, foi adiado pela Seduc, por problemas de estrutura física na quadra do Premen Sul. De acordo com o Edjofre Coelho, superintendente da Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc), o espaço do evento necessitava ser melhor iluminado e refrigerado para comportar os candidatos.

“O problema de estrutura na quadra, foi apenas o da falta de tomadas, que já está sendo providenciada para o uso de aparelhos eletrônicos durante a revisão. Mas o adiamento se deu principalmente por conta do choque de horário da revisão do Enem com uma grande escola da cidade. Essa estratégia foi pensada para que os candidatos tenham mais possibilidades de participar, sem precisar escolher entre as escolas”, declara o superintendente da Seduc.

Edjofre Coelho afirma ainda que o objetivo central do noturnão não está apenas na revisão de conteúdos do Enem, mas em dar dicas para melhor realizar as provas.

“O noturnão nasceu da necessidade de contribuir para que os estudantes carentes possam ter a oportunidade de melhor revisar o conteúdo do Enem. Mas vale ressaltar que essa forma de revisar não se preocupa apenas com os conteúdos referentes as provas, é também uma forma de professores instruírem os alunos quanto a horários e ao bem-estar antes das provas.

Este ano, o exame que ocorrerá nos dias 8 e 9 de novembro, conta com mais de 8,7 milhões de inscritos em todo o país e acontecerá em 1.699 municípios. No primeiro dia, a prova terá a duração de 4h30, quando serão aplicadas avaliações referentes a Ciências Humanas e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Já no segundo, com duração de 5h30, serão realizadas as provas com questões de matemática, linguagens, códigos e suas tecnologias e ainda a redação.

Vale destacar, que nos dias de aplicação das provas, os portões de acesso serão abertos, pontualmente, às 12h e fechados às 13h, segundo o horário de Brasília. O Enem é um exame que substitui o vestibular tradicional, dando acesso a estudantes de ensino médio, dependendo da nota obtida, a ingressar em cursos técnicos e superiores.

Clique e curta o Portal Meio Norte no Facebook

 

Fonte: Márcia Araújo