Nova Delegacia da Mulher será inaugurada na sexta (24) em Teresina

A iniciativa faz parte das medidas de proteção a mulher

A Secretaria de Estado de Segurança Pública irá inaugurar a nova sede da Delegacia Especializada de Atendimento a Mulher (DEAM), no bairro Parque Piauí, zona Sul de Teresina, na próxima sexta-feira (24). A iniciativa faz parte das medidas de proteção e expansão de atendimento a mulher vítima de violência no Piauí.

Nesta terça (21), a diretora de gestão interna da Secretaria de Segurança, Eugenia Villa, foi ao local para vistoriar as obras. Ela adianta que, entre as novidades apresentadas, a DEAM Sul deverá atender também as mulheres vitimas de violência que moram na zona rural da capital, cumprindo uma reivindicação antiga dos movimentos sociais.

“Nesta unidade, nós iremos fornecer às mulheres um serviço especializado no combate à violência e apoio para incentivar novas denúncias. O detalhe ainda é que nós iremos contar com o policiamento ostensivo, já que a Polícia Militar estará trabalhando em parceria. Além disso, é o primeiro equipamento que deve colocar a Civil e Militar no mesmo espaço, ocasionando o processo da integração que é uma vontade do próprio secretário de segurança, Fábio Abreu”, disse a diretora.

A DEAM deve atender todo e qualquer ato de violência que possa resultar no sofrimento físico, psicológico e sexual, incluindo atos de ameaça, coação ou privação de liberdade contra a mulher. “Aqui vai funcionar como uma delegacia convencional, mas com atendimento específico para as mulheres. Com essa unidade, o secretário realiza novas circunscrições territoriais de atendimento a esse público”, completou.

A delegada Anamelka Cadena, titular da nova delegacia, também esteve no local e afirma que a unidade irá atender casos de violência doméstica e os feminicidios que ocorrerem no estado. “A gente está na expectativa para desenvolver um trabalho que seja acolhedor no atendimento psicossocial que as vitimas necessitam. Essa unidade vai receber os registros de ocorrência e teremos uma equipe de investigação desses crimes. Além disso, essa deve ser a primeira unidade do país a atender casos de violência doméstica, como, também solucionar os assassinatos contra a mulher”, frisou.

A inauguração da DEAM Sul, está prevista para acontecer na sexta-feira (24), às 8h, com presença do governador Wellington Dias e o secretário de Segurança, Fábio Abreu.

Fonte: Com informações do Portal do Governo