SEÇÕES

Novas armas e equipamentos vão reforçar segurança nos presídios

Equipamentos foram adquiridos junto à Força Nacional

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) realizou, nesta sexta-feira (1º), a entrega de armamento e equipamentos de segurança ao sistema penitenciário do Piauí. Todos os 15 estabelecimentos penitenciários receberam o material, que vai ajudar a manter a ordem nos estabelecimentos penais e a dar mais proteção aos servidores.

Foram 30 pistolas calibre 40; 20 carabinas calibre 556; 50 rádios de comunicação interna HT; 10 capacetes balísticos; 50 lanternas táticas; 10 máscaras de gás e binóculos. O material foi adquirido junto à Força Nacional, por meio de articulação do tenente Jean Carlo Bezerra, gerente da Casa de Custódia de Teresina.

Uma das unidades contempladas foi a Penitenciária José de Deus Barros, que fica em Picos.

"Estamos felizes em receber um armamento de primeiro mundo e com potência bem qualificada, de modo que vamos trazer ainda mais segurança aos nossos agentes e também aos detentos e à população”, pontua o gerente da unidade, Sinval Hipólito.

Para o secretário da Justiça, Daniel Oliveira, os novos equipamentos representam mais segurança ao sistema prisional, do ponto de vista preventivo, e maior capacidade de resposta a distúrbios, garantindo, com isso, mais segurança, também, à população. O gestor observa, ainda, que novas armas, munição e equipamentos de segurança estão sendo adquiridos.

"Até o fim do ano, vamos adquirir mais 500 pistolas individuais para nossos servidores, munições letais e não letais, equipamentos que garantam a pronta resposta das forças de segurança nas unidades prisionais. Serão, a propósito, mais de 40 mil balas de borracha, que irão abastecer o sistema nos próximos três anos”, explica o secretário.

A aquisição do armamento e equipamentos de proteção individual faz parte do Plano de Modernização do Sistema Prisional, por meio do qual a Secretaria da Justiça entregou 40 espingardas calibre 12; 6 mil munições de balas de borracha; 150 sprays de pimenta; 150 explosivos da gás lacrimogêneo; e 50 granadas de luz e som.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos