Novo March encara Gol e HB20 na Pista e mostra bons resultados

À espreita de Gol e HB20, o March se renova na briga dos hatches compactos

Barato, ruim e pelado. Há bem pouco tempo estes eram os adjetivos possíveis na hora de avaliar um compacto. O tipo de carro que você só comprava porque era o que a grana ? ou a falta dela ? permitia. Em 2008 a Volkswagen lançou o Gol G5 e trouxe qualidade dinâmica até então desconhecida no segmento. Quatro anos depois, a Hyundai subiu a nota de corte. Com design, acabamento e equipamentos dignos de modelos mais caros, o HB20 virou a referência. E nesse embalo a Nissan renovou o March, baseada no novo nível dos rivais. O círculo virtuoso ? onde todos ganham ? produziu um compacto melhor desenhado e equipado. Mas teria o Nissan qualidades suficientes para superar tais caçadores?

NISSAN NEW MARCH 1.6 SL

O New March foi Compra Certa e ficou em último no comparativo? Isso não faz o menor sentido! ? você pode estar se perguntando. Lá, o que pesa é bolso, dinheiro, bufunfa. Aqui, não ignoramos a força da grana, mas equilibramos com foco no refinamento do produto em si. E a real é que, desta perspectiva, o March ainda não está no mesmo nível que Gol e HB20. Desde que começou a ser importado do México em 2011, o Nissan sempre foi um bom carro, mas que precisava ser lapidado para mostrar melhor seus atributos. E foi exatamente essa linha que a Nissan procurou com a renovação, que o fez incorporar o New na cédula de identidade.

ADEUS POKÉMON

O projeto começou em janeiro de 2012 e, inicialmente, previa que o March ? agora produzido em Resende (RJ) ? recebesse apenas um novo para-choque, ou seja, passaria pela mesma atualização do hatch tailandês. A equipe brasileira, porém, bateu o pé e exigiu algo um pouco mais profundo, exatamente pelo salto de qualidade dos rivais nacionais. Ela se uniu ao time europeu para desenvolver a reestilização. Do lado de fora, o foco esteve nas linhas dianteiras. A Nissan garante que da coluna A para frente tudo é novo. A grade traz um V cromado inspirado no Juke, enquanto os faróis perdem o formato redondo que fazia do March um Pokémon. Atrás, as lanternas receberam novos grafismos e um aerofólio passa a ser incorporado por todas as versões. ?A ideia era camuflar a silhueta redonda do March, que fazia muita gente achar que o carro era pequeno por dentro mesmo antes de entrar?, conta Tiago Castro, Gerente de Marketing de Produto da Nissan do Brasil.

Uma vez na cabine, mais novidades ? pontuais, diga-se. O volante é exclusivo para o Brasil e o console central é novo. E é ali que o New March traz mudanças que podem influenciar uma compra. Na versão topo, a SL de R$ 42.990, ele conta com central multimídia com tela de 5,8 polegadas, câmera de ré, GPS e acesso a redes sociais através do plano de dados de um smartphone. Abaixo do conjunto está o ar-condicionado digital de uma zona. Equipamentos que você não encontra em nenhum outro rival.

5 VEZES

A construção também progrediu. Antes da produção em série ter início, cada funcionário de Resende (RJ) desmontou e montou unidades mexicanas 35 vezes. Tal esforço você percebe ao rodar. Os ruídos que tanto incomodavam, diminuíram ? não são eliminados. A troca dos pneus chineses Maxxis pelos Dunlop nacionais foi acertada. Deu confiança para explorar o potencial do valente 1.6 de 111 cv. O Nissan, a propósito, é disparado o que melhor retoma velocidade.

Mas ? sempre há um mas na vida ? o New March ainda não chegou lá. Evoluiu, sem dúvida, e onde mais pecava. Na boa, se o seu negócio for custo-benefício, o Nissan é a escolha. Permanece no topo graças à boa lista de itens de série e ao preço camarada. Porém, tem o acabamento mais simples do trio e o ruído ainda joga contra. Direção e suspensão são de ótimo nível, só que, ainda, atrás das referências do segmento.


Novo March encara Gol e HB20 na Pista e mostra bons resultados

Novo March encara Gol e HB20 na Pista e mostra bons resultados

Novo March encara Gol e HB20 na Pista e mostra bons resultados

Novo March encara Gol e HB20 na Pista e mostra bons resultados

Novo March encara Gol e HB20 na Pista e mostra bons resultados

Fonte: UOL