Número de mortos sobe para 136; chuva e frio voltam ao Rio Grande do Sul

Defesa Civil informa ainda outros 141 desaparecidos e 756 feridos. Retorno da chuva afeta Vale do Taquari e região de Porto Alegre

Avalie a matéria:
Cidade inundada no Rio Grande do Sul | Foto: Digue Cardoso / Prefeitura de São Leopoldo / CP
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

No Rio Grande do Sul, os efeitos devastadores dos temporais e inundações já resultaram em 136 mortes, conforme relatado no mais recente boletim da Defesa Civil divulgado hoje. Além disso, há 141 pessoas ainda desaparecidas e 756 feridos. 

CENTENAS DE MUNICÍPIOS AFETADOS: O estado enfrenta a situação crítica de 441,3 mil desabrigados, dos quais 71,3 mil estão em abrigos e 339,9 mil encontraram refúgio temporário com familiares ou amigos. Dos 497 municípios gaúchos, 444 enfrentam problemas derivados das intensas chuvas, impactando diretamente cerca de 1,95 milhão de habitantes.

ESTRADAS BLOQUEADAS: Devido aos temporais em curso, 136 trechos de estradas permanecem bloqueados até o momento. O governo estadual tomou medidas preventivas, incluindo o bloqueio de partes de quatro rodovias nas áreas da Serra e do Vale do Taquari, devido ao risco iminente de deslizamentos.

Área inundada no estado do Rio Grande do Sul - Foto: Comunicação MPA

CHUVA VOLTA AO ESTADO: As chuvas retornaram a Porto Alegre e outras áreas do estado, incluindo o Vale do Taquari, que foi uma das regiões mais atingidas pelos temporais na semana passada. As previsões indicam que a próxima semana trará temperaturas mais baixas, com potencial para geadas. 

NORTE E LESTE SERÃO IMPACTADOS: Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), é esperado um aumento significativo nos volumes de chuva no Rio Grande do Sul ao longo do fim de semana, com a possibilidade de atingir até 140 milímetros no domingo. As áreas mais impactadas devem ser as regiões Norte e Leste do estado. 

LAGOA DOS PATOS ENCHENDO: Na manhã de sexta-feira (10), a Prefeitura de Rio Grande, localizada na Região Sul do RS, informou que a Lagoa dos Patos atingiu a marca de 2,37 metros. O último relatório indicou que o nível das águas está 1,42 metro acima do normal, sendo mantido elevado devido a um vento leste com velocidade de 26 km/h.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES