O número de pessoas infectadas com Aids cais 8% no Piauí

Na abertura do III Encontro Municipal sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis, a Fundação Municipal de Saúde divulgou os números da investigação feita pelo órgão

CONFIRA A REPORTAGEM COMPLETA NA EDIÇÃO DESTA QUARTA-FEIRA (05) DO JORNAL MEIO NORTE

O preocupante número de casos de pessoas infectadas com o vírus HIV caiu cerca de 8% em relação ao número de pessoas que haviam sido infectadas no ano de 2013. No entanto, apesar da redução nos números, os dados da Fundação Municipal de Saúde revelam que, em 2014, 22 pessoas morreram dentre as 227 novas pessoas que foram detectadas com o vírus causador da AIDS. Em 2013, foram registrados 277 novos casos e 28 mortes.

Na abertura do III Encontro Municipal sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis, a Fundação Municipal de Saúde divulgou os números da investigação feita pelo órgão anualmente e apontou que a maior parte dos casos permanece sendo registrada entre os héteros, que são 47% dos casos registrados. Os adultos são a faixa etária mais infectadas pelo vírus da AIDS. Com idade entre 20 e 34 anos, eles equivalem a 52% dos casos, representando 119 novos casos.

Um dado que chama atenção é o do grau de escolaridade das pessoas infectadas. Ao contrário do que se imagina, enquanto maior o nível escolar ou acadêmico, maior o número de pessoas infectadas. Enquanto os analfabetos representam pouco mais de 1%, o número de pessoas infectadas que cursaram o nível superior, representa 19% dos casos. Mas o maior número é o de pessoas que cursam o ensino médio, que equivalem a 53% do número absoluto de infectados.

 

Repórter: Victor Costa

Fonte: Victor Costa