"O bem nasce de estados mentais positivos", diz Daniel Guimarães

O prêmio é uma iniciativa que descobre e divulga projetos sociais

O diretor do Núcleo de Tecnologia do Grupo Meio Norte, Daniel Guimarães, discursou durante a entrega da 11ª edição do Prêmio Piauí de Inclusão Social, na noite de terça-feira (26), representando o Sistema Meio Norte de Comunicação. O prêmio é uma iniciativa que descobre e divulga projetos que são responsáveis por mudar a realidade de centenas de pessoas, com ações positivas, que estimulam o empreendedorismo, geração de emprego e renda, acesso a educação e ao mercado de trabalho e inclusão social.

Daniel Guimarães (Crédito: Alcide Filho)
Daniel Guimarães (Crédito: Alcide Filho)

O prêmio é uma realização do Sistema Integrado de Comunicação Meio Norte, em parceria com o Governo do Estado do Piauí e acontece anualmente sendo conferido a empresas, cooperativas e associações, empreendedores individuais, instituições governamentais e organizações não governamentais (ONGs). Em seu discurso, Daniel revelou que muitos das instituições premiadas trabalham na área de desenvolvimento sustentável. 

CONFIRA O DISCURSO NA ÍNTEGRA:

"Esta é a 11ª edição do Prêmio Piauí de Inclusão Social, que também é chamado de Campeonato do Bem e para entender melhor a dimensão desse projeto, nós temos que dissecar e analisar um pouco do conceito e da ideia do bem. Para ilustrar o que estou falando, eu gostaria de compartilhar uma parábola que eu ouvi de um padre. Que é a parábola dos três pedreiros:


 'Uma cidade não tão distante existiam um viajante passando por essa cidade e existia uma obra quase do tamanho da cidade. Esse viajante avistou um pedreiro e perguntou: Senhor, o que está fazendo? E o primeiro pedreiro respondeu: Eu estou colando um pedra em cima da outra, por que me pediram para vir aqui e colocar. Então, o viajante seguiu em frente e fez a mesma pergunta para o segundo trabalhador e ele respondeu: Eu estou colocando uma pedra em cima da outra, por que isso é o meio de vida, é a forma como eu ganho dinheiro é a forma que eu vivo. E o viajante seguiu seu destino até encontrar o terceiro pedreiro e fazer o mesmo questionamento. Ele respondeu: Ah, senhor, eu estou construindo aqui uma igreja, uma casa de Deus para servir os homens'.


Toda ação nasce de pensamentos e o bem nasce da generosidade, nasce da paciência, nasce da compaixão e do amor. O bem nasce de estados mentais positivos, então fica claro que esse é o campeonato do bem, pois revela pessoas e grupos que oferecem oportunidades e levam dignidade a vida sem nenhuma exclusão através de ações que nascem para beneficiar o próximo.


E nós do Sistema Meio Norte nos regozijamos pela oportunidade de realizar este evento em parceira com o governo do estado, que ao longo desses 11 anos, foram produzidas e veiculadas reportagens especiais em mais de 600 páginas do Jornal Meio Norte, foram mais de 35 horas de reportagens na Rede Meio Norte e centenas de ações publicadas no Portal Meio Norte, mostrando ações promotoras de inclusão social, de fortalecimento das capacidades individuais e passaportes essenciais para o desenvolvimento coletivo.

Por fim, eu gostaria de parabenizar a equipe da Grandona, que é o nome carinhoso que a comunidade deu para o Sistema Meio Norte, que é formado por pessoas que em seus corações oferecem o melhor de si, trabalhando na construção de uma sociedade mais equilibrada. Ao amigo Wellington Dias, pela visão, pelo governo e compromisso com a inclusão social.

E principalmente aos campeões do bem, os participantes de todos esses projetos apresentados ao longo desses anos, pois sem os seus exemplos. Nós, a sociedade, não teríamos nenhum exemplo de referência de coragem, respeito e solidariedade com o próximo.


Fonte: Portal Meio Norte