OAB cobra criação de novas vagas em presídios no Piauí

OAB cobra criação de novas vagas em presídios no Piauí

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Secção Piauí (OAB-PI), William Guimarães, esteve reunido ontem com o secretário estadual de Justiça, Daniel Oliveira, para tratar de melhorias em torno do sistema prisional piauiense. O encontro focou na resolução de problemas condizentes a estrutura, tal como o déficit no efetivo, propondo ainda soluções que abarquem as penitenciárias do Estado.

As medidas propostas pela entidade passaram pela necessidade da criação de mais vagas nos presídios, vislumbrando também a redução no número de presos efetivos. “O clima de insegurança que o Piauí vive hoje é resultado das deficiências na estrutura judiciária. Estamos buscando mudanças”, disse Guimarães. Nessa perspectiva, ele impôs sobre a importância em aumentar as varas criminais, fator que já tem sido batalhado pelo órgão. Para resolver as dificuldades, Oliveira enfatizou a Penitenciária de Altos, que está prestes a ser concluída, obra que ajudará a minimizar a superlotação.

O secretário de Justiça reiterou, no encontro, o desejo de continuar dialogando com as demais entidades, estabelecendo um elo que contribua para a maior segurança da população. “Todas as sugestões serão acatadas pela Secretaria, no que tange às prerrogativas dos advogados, bem como referente aos direitos humanos. Esses eixos apresentados pela OAB-PI serão prioridades nas ações da Secretaria de Justiça”, afirmou.

Outro viés relatado na reunião, propôs a ampliação da assistência à saúde dos detentos e a oferta de trabalho dentro das unidades.

Siga o Meionorte.com no Facebook

Fonte: Ananias Ribeiro e Francy Teixeira