OAB-PI propõe modificação em normas para registro nos cartórios do estado

Por fim, para esclarecer quaisquer dúvidas, a OAB-PI encaminhou à CGJ-PI minuta do provimento que poderá ser utilizada pelo órgão da Justiça na averbação do habite-se parcial

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em reunião com o corregedor geral de Justiça, o desembargador Sebastião Martins, na última sexta-feira (24), o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Secção Piauí, William Guimarães, propôs a alteração no código de normas e procedimentos dos serviços notariais e de registro no Estado; possibilitando legalmente aos cartórios a averbação de habite-se parcial. Neste âmbito, a proposição busca, dentre outros motivos, reduzir a procura pelo Poder Judiciário sobre a possibilidade ou não do habite-se.

O pedido foi acolhido pelo corregedor, contudo, ele solicitou que fossem repassadas informações mais detalhadas para o bom entendimento dos cartórios, de modo que se possa dar os devidos encaminhamentos, inserindo ainda a legalidade da ação na observância do código.

Através dessa informação, o desembargador Sebastião Martins apontou que o maior problema condiz com a necessidade da realização de concursos públicos para a instalação de novos cartórios no Piauí.

Por fim, para esclarecer quaisquer dúvidas, a OAB-PI encaminhou à CGJ-PI minuta do provimento que poderá ser utilizada pelo órgão da Justiça na averbação do habite-se parcial.

O presidente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Piauí (CRECI-PI), Manoel Nogueira Neto, defendeu a proposta, explicitando a transformação que a cidade enfrenta no setor.

"Diante das modificações do estilo de construções existentes no Estado, principalmente em Teresina, faz-se necessário apresentar a interpretação adequada do provimento, para oferecer segurança jurídica aos atos efetuados pelos Cartórios de Registro Imobiliário", comentou.

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES