Obras na ponte Juscelino Kubitschek seguem na reta final

Obras têm se prolongado devido à idade avançada da ponte.

As obras na ponte Juscelino Kubitschek continuam e o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado dos Transportes (Setrans), está concluindo o reforço dos taludes, muro do encontro e lajes que apresentavam fissuras e desgaste na estrutura. As obras têm se prolongado devido à idade avançada da ponte, que se encontrava deteriorada devido à ação do tempo. A estrutura foi inaugurada oficialmente em 1957 e completa 60 anos em janeiro do ano que vem.

O projeto de reestruturação da ponte JK foi dividido em três etapas distintas. Além da construção da Ponte do Meio e do desvio provisório, na primeira fase foi realizada a retirada das árvores do canteiro central da Avenida João XXIII, a compactação do aterro, drenagem das águas pluviais e a pavimentação dos acessos.

Obras na ponte Juscelino Kubitschek seguem na reta final (Crédito: Divulgação)
Obras na ponte Juscelino Kubitschek seguem na reta final (Crédito: Divulgação)

A segunda fase consiste na reforma da ponte JK (ponte em arcos). Segundo o diretor de Transportes Modais da Setrans-PI, Osvaldo Leôncio, além dos trabalhos previstos, surgiram novas necessidades ao longo da execução dos serviços, que acabaram atrasando a finalização das obras.

“Antes do início das obras, foi realizada uma inspeção geral na estrutura da ponte JK (ponte em arcos), na qual foi constatada a necessidade de algumas intervenções e reforços estruturais. Inicialmente, foi retirado do passeio lateral e implantada mais uma faixa de tráfego para veículos.

Agora estamos executando a contenção dos taludes, o reforço no muro do encontro e a concretagem das lajes nos encontros”, afirmou o diretor, enfatizando que os reparos são necessários, visto que a ponte há muito tempo não passava por uma intervenção dessa natureza.

A próxima etapa, após a conclusão das obras de reforço dos taludes e concretagem das lajes, será a abertura do tráfego na ponte JK (ponte em arcos) e interdição da Ponte do Meio para a implantação do passeio para pedestres, que vai interligar os canteiros centrais das avenidas Frei Serafim e João XXIII.

Obras na ponte JK (Crédito: Divulgação)
Obras na ponte JK (Crédito: Divulgação)

Para o secretário dos Transportes, Guilhermano Pires, a obra vai proporcionar uma melhoria significativa no trânsito na região central da cidade. “O objetivo da obra é dar mais celeridade ao trânsito na região central de Teresina, diminuindo os congestionamentos frequentes na avenida Frei Serafim. A nova reestruturação da ponte JK possibilitará uma melhor trafegabilidade, sobretudo no sentido Centro/Leste da cidade”, destacou o gestor.

Após concluída, a ponte JK terá cinco faixas, três no sentindo Centro-Leste, quatro faixas de rolamento no sentido Leste-Centro e um passeio central para pedestres. 

Fonte: Assessoria