Oração matutina das Laudes reúne centenas de fieis na Praça da Bandeira

A Oração das Laudes, conhecida também como Oração Matutina, é uma tradição milenar na Igreja Católica, realiza- se com louvores, através dos salmos e cânticos.

Para celebrar a Semana Santa, mais especificamente o primeiro dia do Tríduo Pascal, que ocorre tradicionalmente nas manhãs das sextas-feiras santas, muitos católicos fiéis se reuniram na Oração das Laudes, na manhã desta sexta-feira, 3, na Igreja Nossa Senhora do Amparo, localizada na região central de Teresina, próximo a Praça da Bandeira.

A Oração das Laudes, conhecida também como Oração Matutina, é uma tradição milenar na Igreja Católica, realiza- se com louvores, através dos salmos e cânticos. Em que as igrejas celebram a Paixão de Jesus Cristo, devido a isso, não se celebra missa em nenhuma igreja católica. No entanto, acontecem atividades religiosas, com a leitura da paixão, confissões, adoração à cruz e a distribuição da sagrada comunhão.

De acordo com o padre José de Pinho, a Oração das Laudes é o momento em que os fiéis católicos irão santificar o dia, como uma espécie de coluna espiritual. “A Oração das Laudes consiste na santificação do dia, nós somos convidados a santificar o dia, naturalmente, de acordo com as nossas disposições, se não pudermos rezar todas as horas, mas pelo menos que façamos naquelas horas básicas, nas chamadas Oração da Manhã ou Laudes, na Oração da Tarde e na Oração da Noite. Hoje, Sexta-feira da Paixão, alguns fiéis, ligados à Igreja do Amparo, se reuniram para começar o dia em orações. Ela é uma espécie de coluna espiritual, para o início do dia”, explica o padre.

O padre José de Pinho acrescenta ainda que é na sexta-feira o momento em que os fiéis se mantêm em intensa oração, para se manter em silêncio no sábado e só no domingo se deve ressoar o aleluia, em comemoração à volta de Jesus Cristo.

Fonte: Pollyana Carvalho e Márcia Gabriele