Organização da Parada da Diversidade de THE muda data e espera atrair 65 mil pessoas

Após realizar uma enquete com a população teresinense, a organização da Parada da Diversidade vai acontecer pela primeira vez em um sábado, dia 1°.

Avalie a matéria:
Parada da Diversidade de Teresina. | Efrém Ribeiro
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A 11ª Parada da Diversidade acontecerá em um sábado, diferente das edições anteriores. Nos outros anos, o evento era realizado na sexta-feira, mas, através de uma enquete, os teresinenses decidiram que o sábado seria o melhor dia para esta edição da Parada da Diversidade. Com o tema ?Saúde e Diversidade: Múltiplos olhares?, a parada acontece no dia 01 de setembro, na Avenida Raul Lopes. O lançamento oficial do evento acontece neste final de semana.

A expectativa, segundo a organização do vento, é que cerca de 65 mil pessoas passem pela Avenida Raul Lopes nesse dia. ?Nós fizemos uma enquete no Facebook e as pessoas escolheram o sábado como o melhor dia para o evento. No ano passado nós tivemos um público, segundo a Polícia Militar, de 60 mil pessoas.

Como a parada cresce todo ano, nossa expectativa é que esse número chegue a 65 mil, mas não dá para dizer com certeza, já que houve essa mudança de dia. Há quem diga que o sábado atrairá mais pessoas, outros já afirmam que o público cairá?, disse a coordenadora de imprensa do Grupo Matizes, Marinalva Santana.

A temática saúde foi escolhida para ser levada à avenida este ano, segundo Marinalva, pelo fato de ser uma preocupação do movimento LGBT, principalmente pelo fato da vulnerabilidade dessa parcela da população. ?Os dados mostram que a população LGBT sofre discriminação e isso torna estas pessoas vulneráveis. As lésbicas são mais vulneráveis ao câncer de mama e útero e os gays às DST/ AIDS. Por isso, achamos importante tematizar o assunto?, argumentou. Ao longo destes anos, a Parada da Diversidade já levou às ruas temas como Educação e Mercado de Trabalho, por exemplo.

Outra preocupação da organização da Parada da Diversidade é em levar para a Avenida Raul Lopes uma campanha educativa voltada para educação no trânsito. Para isso, o Matizes deverá fechar esta semana uma parceria com a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (Strans). ?Se nós olharmos os números oficiais de internações no Hospital de Urgência de Teresina, nós vamos ver que a maioria é de vítimas de acidentes de trânsito, mais especificamente envolvendo motociclistas. Por isso, o assunto merece atenção?, disse Marinalva.

No encerramento da Parada acontece, a exemplo de anos anteriores, um show musical com artistas piauienses interpretando canções temáticas sobre o amor de iguais. O Show da Diversidade acontece na Ponte Estaiada, local de encerramento do percurso da parada, que tem início na Raul Lopes, na altura do Shopping Riverside. Os participantes irão até o balão que dá acesso à Universidade Federal do Piauí e retornam até a ponte.

Nos dias que antecedem a Parada da Diversidade acontece a 8ª Semana do Orgulho de Ser, com uma programação contendo debates, palestras, oficinas e atividades culturais, com mostras de filmes, shows e recitais de poesias.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES