Organização e planejamento na reta final do Enem 2015

O exame será no próximo final de semana.

No próximo final de semana, mais de 8 milhões de alunos vão às salas de aula para realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2015. De acordo com dados do MEC (Ministério da Educação), o Piauí registrou 166.387 inscritos, que agora, após um longo período de preparação, devem se manter calmos e diminuir o ritmo de estudos.

A aprovação no vestibular depende de esforço, dedicação e principalmente, organização. É importante estabelecer objetivos claros. Especialistas revelam que os participantes do Enem devem procurar entender a prova, refazendo questões anteriores. O ideal é fazer uma questão a cada três minutos, usando um cronômetro para maior agilidade no dia do exame.

Ellen Gera, diretor da Unidade de Educação e Mediação Tecnológica da Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc-PI), aconselhou que os estudantes revejam toda a documentação com antecedência e se organizem para não se cansar. Ele disse que os alunos devem manter calma para chegar na prova concentrados e focados.

Image title

“Organização e planejamento são as palavras de ordem para os estudantes nesta reta final, principalmente nesse momento em que já fizeram todo seu estudo e não há mais tempo para aprender assuntos novos. Planeje o dia da prova e se preparem para que cheguem tranquilos para fazer as questões”, acrescentou.

Ele lembrou também que os estudantes não podem encarar o exame como “tudo ou nada”, pois essa é mais uma etapa pela qual irão passar ao longo da vida. Dormir cedo e comer bem são fatores que também contribuem para estar bem disposto durante o período de realização das provas, para gerar, assim subsídios para o corpo e a mente do participante aguentarem todo esforço para o Enem.

A estudante Joyce Carvalho, de 18 anos, se prepara para realizar o exame oficialmente pela primeira vez e conta que vinha com um ritmo de estudos de 8 horas diárias. A jovem afirma que vai diminuir a carga horária durante essa última semana eque focará na revisão de alguns conteúdos e respondendo questões.

“Eu já havia feito a prova em anos anteriores para testar meus conhecimentos, mas essa será a primeira vez que vou fazer para valer. Agora, só estou respondendo questões e não estou tentando aprender assuntos novos”, revelou. Ela disse que passa a manhã na escola, a tarde no preparatório e quando chega em casa ainda responde algumas questões na internet e que está focando nas disciplinas que tem maior afinidade.

Image title

A jovem que almeja prestar vestibular para o curso de Educação Física, declarou que busca se manter atualizada, consumindo o conteúdo de diversos veículos de comunicação. Na semana que antecede o Enem, ela vai continuar respondendo questões até quinta-feira e adiantou que já combinou de encontrar algumas amigas na sexta-feira e relaxar para responder as provas do exame.

A Seduc-PI, com o apoio do Governo do Estado, realiza, na quarta-feira (21), a última revisão para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem): o Corujão Enem, que será realizado no auditório do Theresina Hall, das 20h às 06h da quinta-feira (22). O evento é um preparatório para que os alunos tenham uma oportunidade de revisar seus conhecimentos antes de realizar a prova, que dá acesso ao ensino superior.

Ellen Gera revelou que a previsão é de que cinco mil alunos da rede pública participem das aulas no local do evento. “Nós chamamos essa revisão de Corujão da Vitória e fazemos um chamado especial para os alunos da rede estadual, mas os portões vão estar abertos para receber todos aqueles que vão realizar o Enem”, declarou.

O Corujão Enem será voltado para passar todo conteúdo do ensino médio através de questões com professores especializados nas provas do exame e que conhecem como elas são abordadas. “Esse é o momento dos famosos bizus e dicas para fazer a prova. Não é mais a hora de estudar teorias e nem iniciar um assunto mais completo, mas sim para afinar o conteúdo que já foi estudado”, disse.

O evento é aberto ao público e tem entrada gratuita. O material didático será distribuído gratuitamente aos alunos e também será servido lanche no intervalo programado. A Revisão Enem Seduc será transmitida ao vivo pela TV Meio Norte.

Image title


Fonte: Waldelúcio Barbosa