Órgãos de trânsito e OAB debatem sobre segurança no trânsito

O encontro ocorreu na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB)

O Departamento Estadual de Transito do Piauí (Detran-PI) participou de uma reunião que teve por objetivo debater ações que visam conscientizar a população sobre a importância do combate da combinação álcool e direção no trânsito. O encontro ocorreu na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PI), com presença do presidente da Ordem, Chico Lucas, da presidente da Comissão de Trânsito da instituição, Ravennya Moreira e, demais órgãos ligados a temática.

O diretor geral do Detran, Arão Lobão, apresentou um balanço das ações que o órgão vem realizando em todo o Estado. Pontuou a redução de 12% dos acidentes de trânsito 2014-2015, ressaltando que mais de 200 mil pessoas com as palestras educativas em todo Estado, além de obras de sinalização e blitz da lei seca, que contribuem consideravelmente para a redução e prevenção de acidentes.

"É uma preocupação nossa minimizar acidentes de trânsito em todo o estado do Piauí. Dessa forma nós tempos trabalhado, criando estruturas e intensificando formas de combater esse problema. É preciso considerar que o trânsito teve um número de veículos acrescido significativamente nos últimos anos e a estrutura do órgão está toda voltada para fiscalização e educação de trânsito para tornar o trânsito mais seguro, mais humano e com menos acidentes”.

Os órgãos acordaram em marcar uma reunião na primeira semana de agosto para realizar um calendário de blitz de fiscalização voltada para o combate a alcoolemia. “A união dos órgãos irá garantir melhores resultados nas ações de prevenção aos acidentes de trânsito. Ficou definido que em agosto e setembro faremos uma ação conjunta de fiscalização com foco na Lei Seca. As pessoas precisam tomar consciência de que quem bebe não pode dirigir”, ressalta Chico Lucas.

As ações ocorrerão em pontos estratégicos da cidade e culminarão na celebração da Semana Nacional de Trânsito no final do mês de setembro.

Participaram da reunião, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Batalhão de Policiamento Rodoviário Estadual (BPRE), Companhia Independente de Policiamento de Trânsito (CIPTran) e Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans).

Fonte: Com informações do Portal do Governo