Orkut permite enviar recado “secreto”

Orkut permite enviar recado “secreto”

É possível controlar o nível de privacidade de cada foto, vídeo ou scrap

O Google anunciou nesta quarta-feira (9) que o Orkut ? a mais popular rede social do Brasil ? terá a partir de amanhã um recurso que permite o envio de recados (scraps) privados. Ao enviar uma mensagem a um amigo, o usuário poderá escolher se o recado será público ? quando aparece para todos da rede ? ou particular.

Os scraps podem ainda ser comentados logo abaixo do texto por outros amigos, criando uma conversação, assim como existe no Facebook, a maior rede social do mundo com mais de 450 milhões de usuários.

Cada scrap público que for enviado vai aparecer na página principal do perfil do usuário e quem adicionar comentários recebe também em sua página as demais mensagens, para que não perca a conversa iniciada.

A configuração de privacidade vale também para vídeos e fotos, com três opções: público para todos os usuários, privado para os amigos ou privado para um determinado grupo de amigos que podem ser selecionados. Nesse último caso, só o dono do perfil saberá quem terá acesso. Em breve, o site planeja que a lista de ?privilegiados? seja vista por todos os contatos.

Para aumentar o controle dos usuários sobre a privacidade no serviço, o site começou a oferecer em outubro do ano passado ? quando passou pela maior mudança desde o seu lançamento, em janeiro de 2004 ? um recurso em que o dono do perfil escolhe quais amigos têm acesso a cada um dos álbuns de fotos. A opção já existia no Facebook.

Victor Ribeiro, diretor de produtos do Google para a América Latina, disse que as mudanças não têm a ver com a concorrência.

- São alterações que nós estudamos a partir da experiência dos usuários e isso vem sendo feito já faz um tempo. Nosso objetivo é melhorar a navegação das pessoas pelo Orkut e fazer com que elas tenham total controle sobre o que querem tornar público ou privado.

Fonte: R7, www.r7.com