Orquestra Sinfônica de Teresina apresenta concerto tropicália em homenagem a Torquato Neto

Orquestra Sinfônica de Teresina apresenta concerto tropicália em homenagem a Torquato Neto

O evento ocorrerá no Theatro 4 de Setembro. Este lançamento contará com apresentação da Orquestra Sinfônica de Teresina – OST, tocando músicas da Tropicália, tendo como inspiração e guia a obra dele

No próximo dia 09, Teresina sediará o lançamento do DVD “Concerto Tropicália: homenagem a Torquato Neto 70 anos”. O evento ocorrerá no Theatro 4 de Setembro. Este lançamento contará com apresentação da Orquestra Sinfônica de Teresina - OST, tocando músicas da Tropicália, tendo como inspiração e guia a obra do poeta Torquato Neto. O concerto será aberto com uma performance poética de Durvalino Filho, amigo e contemporâneo do anjo torto da cultura brasileira.

Para bem situar o momento criativo da OST, por exemplo, uma das peças selecionadas por Aurélio Melo foi Mamãe Coragem, extraordinária canção feita em parceria com Caetano Veloso, para de certa forma desconstruir o mito da mãe suserana, cujo nome original segundo o próprio Torquato seria “Canção Nordestina”. Assim, Aurélio conseguiu alcançar sentidos atribuídos à sua tropicália nordestina, sem nem mesmo conhecer a história que originou a canção.

“O lançamento deste DVD da nossa orquestra sinfônica interpretando músicas de Torquato Neto e da Tropicália é um evento sensacional, porque dignifica a memória de um dos nossos maiores poetas, ao mesmo tempo em que situa a orquestra num patamar de modernidade que convive com o clássico, o erudito e o popular de braços dados.

Aliás, foi isso que o movimento Tropicalista fez: uniu as formas populares de manifestação musical brasileiras com a erudição de maestros como Julio Medaglia, Kollreuter e tantos outros da época. Para os tropicalistas havia mil maneiras de se fazer música no Brasil e eles preferiram todas, afirmou Durvalino.”

Tropicália é o mais novo dentre os concertos realizados pela Orquestra Sinfônica Teresina, buscando sempre unir elementos eruditos ao popular. Uma trajetória que começa nos concertos pelo sertão, se fortaleceu como a Cantata Gonzaguiana e a Missa de São Benedito. A Tropicália é a continuação dessa proposta que vem caracterizando ao longo desse tempo o trabalho da OST.

Pop, rock e ritmos nordestinos

O maestro e regente da Orquestra, Aurélio Melo, informa que foi “minha concepção do movimento Tropicalista que possibilitou escrever essa peça em forma de Cantata, é bem simples e pode até não ser completamente a verdadeira, mas que apresentada nessa forma de concerto sinfônico, foi o caminho mais fácil que encontrei para que essa concepção pudesse ser absorvida sem muitas dificuldades pelo púbico. O concerto tem um enfoque especial sobre o poeta Torquato Neto, que na minha visão foi o poeta do movimento, o talento, que se uniu à musicalidade de Caetano Veloso e Gilberto Gil e a sonoridade moderna dos arranjos do maestro Rogério Duprat”, explica o maestro.

Na apresentação os arranjos da orquestra se juntam com instrumentos populares, polifonia rítmica com o pop, o rock e ritmos nordestinos. Estes foram elementos utilizados e adaptados na formação e disposição da orquestra para a criação e execução do DVD.

Como aperitivo, na noite do concerto será aberta também uma exposição concebida pelo design gráfico, diretor de arte e audiovisual Lucas Falcão, denominada As Faces do Poeta, que revela a imensa capacidade de transformação fisionômica de Torquato, em diversos momentos de sua vida fugaz.

Os interessados podem adquirir os ingressos no Theatro 4 de Setembro e na Plug Propaganda, Rua Anfrísio Lobão 1200.

Preço promocional de R$ 10,00. Mais informações pelo telefone 3233 5011.

Clique e curta o Portal Meio Norte no Facebook

 

Fonte: Liliane Pedrosa