Pagamentos via boleto poderão ser processados no mesmo dia a partir de sexta, 15

Essa medida, obrigatória e abrangendo 136 bancos, faz parte de uma iniciativa para modernizar e agilizar os meios de pagamento

Pagamentos via boleto poderão ser processados no mesmo dia a partir de sexta, 15 | Reprodução/YouTube
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A partir da próxima sexta-feira (15), a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) anunciou que os boletos poderão ser processados no mesmo dia do pagamento. Segundo a entidade, se o pagamento for efetuado até às 16h30, o cobrador poderá receber o valor ainda no mesmo dia, dependendo do contrato com a instituição financeira. 

Essa medida, obrigatória e abrangendo 136 bancos, faz parte de uma iniciativa para modernizar e agilizar os meios de pagamento. Na prática, não haverá alterações para quem está pagando, apenas para quem recebe. Neste momento, em que o Pix supera outros métodos de transferência e se estabelece como o favorito, a modernização está ocorrendo. A conveniência dessa ferramenta já transformou o mercado, levando ao fim das transferências via DOC e TED neste ano. 

No entanto, mesmo com essa tendência, o boleto ainda mantém sua relevância como método de pagamento utilizado no cotidiano das pessoas, seja para quitar despesas relacionadas a escolas, academias, condomínios, planos de saúde, consórcios, financiamentos, cartões de crédito ou para cobranças entre empresas. 

🔐 OTIMIZANDO A SEGURANÇA

No passado, o sistema bancário implementou diversas mudanças no pagamento de boletos, visando torná-lo mais seguro e prático. Em 2017, foi lançado o sistema de pagamento de boletos conhecido como Plataforma Centralizada de Recebíveis (PCR). Para implementar a PCR, os bancos investiram cerca de R$ 500 milhões em atualizações nos processos e tecnologias do sistema antigo de cobrança. Uma das principais mudanças foi a permissão para pagamento de boletos vencidos em qualquer banco. A Febraban estima que essa nova plataforma ajudou a reduzir aproximadamente R$ 450 milhões em fraudes por ano.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES