Paleontólogo afirma: Teresina já foi coberta pelo mar

Paleontólogo afirma: Teresina já foi coberta pelo mar

Pesquisas recentes encontraram indícios de que a área onde hoje é a capital do Piauí já foi coberta pelo oceano

Pesquisadores descobriram, em pesquisas feitas na Floresta Fóssil, que a região onde fica Teresina já foi coberta pelo mar, há aproximadamente 200 milhões de anos, num período anterior aos dinossauros.

?Se não temos praia aqui hoje, pelo menos sabemos que poderíamos ter?, brincou o paleontólogo e professor de arqueologia da UFPI (Universidade Federal do Piauí) Juan Cisneros, que coordena as pesquisas.

Os fósseis encontrados pela pesquisa são de estruturas parecidas com corais, formados por colônias de algas microscópicas datadas dessa época. Juan Cisneros explicou que o nível do mar nunca foi estável , que em outras épocas já esteve mais baixo ou mais alto do que o de hoje. O que é difícil é precisar quando e onde o nível do mar se alterou. Entretanto, com essas descobertas já se pode afirmar que o mar já cobriu boa parte da capital. ?Na época em que Teresina era mar, os continentes estavam muito mais próximos. Era possível ir até a Africa a pé?, afirmou o paleontólogo.

Segundo ele, fósseis como esse já haviam sido encontrados no Maranhão. ?A pesquisa ainda está em fase inicial, mas eu não duvido que muitos outros fósseis como estes ainda seja encontrados aqui em Teresina?, disse. Juan Cisneros falou que Teresina é a única capital do Brasil a ter um sítio arqueológico dentro da área urbana.


Paleontólogo afirma: Teresina já foi coberta pelo mar

A descoberta soma importância à Floresta Fóssil, que já era um sítio arqueológico dos mais importantes para a ciência brasileira. ?A Floresta Fóssil ainda não recebe a proteção devida. O Estado ter uma postura mais relevante com relação a este sítio?, disse Juan Cisneros.

Fonte: Andrê Nascimento