Palestinos lançam foguete contra cidade israelense e causam estragos materiais

O foguete caiu no centro da cidade, em uma estrada próxima a três edifícios

Milicianos palestinos lançaram na manhã desta terça-feira (3) um foguete Grad contra a cidade israelense de Ashkelon, a nove quilômetros do norte de Gaza, sem deixar vítimas, mas causando estragos materiais.

O foguete caiu no centro da cidade, em uma estrada próxima a três edifícios por volta das 7h (3h, Brasília), perto de um horário de grande movimentação na região.

O encarregado da segurança em Ashkelon, Shlomo Cohen, acusou o movimento islâmico Hamas pelo ataque.

"Até agora os foguetes pareciam terem sido disparados por outros grupos, mas dessa vez achamos que se trata do Hamas porque é um Grad", disse.

Há três dias se informou que um foguete desse tipo, com alcance de entre 20 e 30 quilômetros, caiu no sul da mesma cidade.

Desde que Israel e Hamas declararam de forma separada um cessar-fogo, há pouco mais de duas semanas, cerca de 30 foguetes atingiram território israelense, e o Exército do Estado judeu respondeu com ataques aéreos. Foi a primeira vez que Ashkelon foi atingida desde o fim da trégua.

O diário israelense "Haaretz" informa nesta terça que a Inteligência de Israel atribui os foguetes dessas últimas duas semanas a milícias em Gaza que não respondem às ordens do Hamas, movimento que anunciou que proporia uma trégua de um ano nas negociações no Cairo.

No domingo, o governo israelense falou em dar uma "resposta desproporcional" contra a Faixa de Gaza.

Fonte: g1, www.g1.com.br