Palestrantes discutem cenário atual da saúde pública no Brasil

O evento contou na sexta com a participação do ministro da saúde.

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Diversas foram as contribuições aos gestores públicos durante o primeiro dia de palestras do SAÚDE MAIS. Na sexta-feira (18) o evento contou com participação do ministro da saúde, Gilberto Occhi e outros palestrantes renomados a nível nacional. Os debates seguem neste sábado (19), no auditório da Faculdade Cesvale, no Riverside Shopping.

A Drª Lenir Santos, que atua na área do direito sanitário e da gestão pública expôs a realidade do Sistema Único de Saúde (SUS) com o tema “O atual modelo de financiamento e a necessidade de alteração”. Em sua palestra ela destacou investimentos do Produto Interno Bruto (PIB) na saúde: no Brasil são investidos 3,9% enquanto em outros países esse percentual chega a 7%.

“Falta dinheiro e falta gestão na saúde. Vamos tomar como exemplo o modelo inglês, onde não há a necessidade de se incorporar tanta tecnologia, como se pretende no Brasil, mas que lá segue a rigor a atenção às pessoas. É fundamental momentos como este para que a gente possa discutir o que mudou na transferência de recursos para estados e municípios”, destacou a palestrante.

O secretário de saúde do estado do Ceará, Henrique Javi, também participou do ciclo de debates. Em sua fala, ele destacou alguns pontos da Portaria Nº 3992/2017, que prevê novas formas de financiamento e aplicação dos recursos da saúde pública. “A ideia de ter dois blocos é interessante – um para custeio e outro para investimento. É uma forma de dar autonomia aos gestores, mas também nos propõe a se organizar”, frisou.

Em sua vinda ao Piauí, o ministro da saúde Gilberto Occhi anunciou R$ 16 milhões de investimentos no estado. Sobre as mudanças no financiamento do SUS ele destacou que foi uma conquista em parceira com os conselhos de secretários estaduais e municipais de saúde. “O gestor agora tem liberdade, pois facilita a aplicação dos recursos da melhor maneira possível com mais eficiência”, disse.

O anúncio dos investimentos foi comemorado pelo secretário estadual de saúde, Florentino Neto. “O ministro Gilberto sempre que vem ao Piauí nos traz boas notícias, além de ser um gestor muito experiente. Aproveito para destacar a organização do evento pela escolha do tema tão salutar para nós da área da saúde e pela escolha dos palestrantes. Para que a gestão seja aprimorada nada melhor que uma capacitação como esta”, avaliou.

O Saúde Mais é realizado pela Casa de Líderes, empresa realizadora de eventos corporativos que tem por missão qualificar gestores e empreendedores piauienses. O evento tem continuidade neste sábado (18) e terá palestras do escritor, economista e doutor em saúde coletiva, Dr Carlos Octávio Ocké-Reis, dividida em dois momentos.

Fotos:



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES