Prorrogação: Vacinação contra gripe vai até dia 1º

Prorrogação: Vacinação contra gripe vai até dia 1º

Teresina ainda não atingiu a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, que é de 80%.

A 14ª Campanha de Vacinação contra Gripe teve prazo prorrogado até o dia 1º de junho, próxima sexta-feira.

Durante essa semana, crianças de seis meses a dois anos, gestantes em qualquer fase gestacional e idosos a partir dos 60 anos devem procurar os postos de saúde mais próximos de casa para imunização.

Teresina ainda não atingiu a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, que é de 80%. Até a última sexta-feira (25), a FMS havia imunizado 60,21% do público-alvo, sendo as crianças e gestantes os que menos têm procurado o atendimento. De acordo com o órgão, apenas 48,31% de 10.211 gestantes e 56,49% de 20.423 crianças foram vacinados.

Davi completou seis meses no último dia do prazo de vacinação e já precisa tomar a vacina contra a gripe. Sua mãe Eudésia Monção garante que não esquece nenhum prazo de vacina e reforça a atenção voltada para a saúde do filho. ?Ele é tão pequeno e eu me preocupo com a saúde dele.

Pegar uma gripe dessas é um perigo. Eu tenho uma imunidade muito baixa, então qualquer coisa pego uma gripe. Do jeito que as viroses que aparecem são fortes, eu tenho cuidado de deixá-lo imune?, explica. Vale ressaltar que crianças que tomarem a vacina pela primeira vez precisam retornar ao posto de saúde mais próximo de casa para tomar o reforço.

Idosos como D. Diana Mendes dos Santos, de 84 anos, também têm comparecido com frequência. ?Acho muito importante porque ajuda na saúde da gente, principalmente na idade que a gente está, pois ficamos mais fragilizadas. Sempre que tem campanhas de vacinação eu vou. Tenho cuidado com a minha saúde?, explica.

Neste final de semana, as salas de vacina dos Hospitais Buenos Aires, Primavera, Parque Piauí, Promorar, Satélite, Maternidade Wall Ferraz (Ciamca) e Centro de Saúde do Cristo Rei estarão funcionando no horário de 8h às 12h e das 14h às 18h para atender o público-alvo. Além disso, serão disponibilizados postos volantes no Teresina Shopping, Supermercado Extra da Avenida Presidente Kennedy e Supermercado Comercial Carvalho da Avenida Homero Castelo Branco no mesmo horário.

?A vacina é voltada para quem tem imunidade fragilizada. Crianças, gestantes e idosos precisam se vacinar para dar um reforço à saúde. Profissionais da saúde também devem procurar os postos de vacinação?, ressalta Maria Lúcia Brito, técnica em enfermagem do Hospital da Primavera.

Fonte: Virgínia Santos