Parceria entre Governo e Prefeitura asfaltam 18 vias em Timon

Parceria entre Governo do Maranhão e Prefeitura asfaltam 18 vias

Uma parceria entre o Governo do Estado do Maranhão e a Prefeitura Municipal de Timon está possibilitando a melhoria dos corredores de tráfego dentro da zona urbana da cidade. O convênio, no valor de R$ 4 milhões, vai possibilitar o asfaltamento de 18 vias, sendo que 12 já receberam o asfalto.

A Rua Gerônimo Silva, uma das principais vias de acesso ao Bairro Parque Alvorada, foi uma das primeiras a receber o benefício. A via concentra vários serviços públicos, como escola, hospital, posto de saúde, além de comércios e residências. Antes de receber o asfalto, a rua foi totalmente recuperada pela Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (Seinfra).

A comerciante Suzete Silva, residente na rua há 29 anos, comemorou a chegada do asfalto. "Estava bastante danificada já fazia muito tempo. Depois foi recuperada e agora estão asfaltando. Vai melhorar demais a vida de quem mora e passa por aqui todo dia, principalmente quem tem comércio como eu".

A Rua 05 do Bairro Mateusinho foi outra onde a Seinfra realizou diversos reparos pela Operação Tapa Buraco no ano de 2014. A via, que já tinha sido asfaltada no passado, recebeu nova pavimentação. O trecho que recebe asfalto liga a BR-316 à Rua Duque de Caxias e se configura como uma das portas de entrada do bairro.

"O asfalto vai melhorar o tráfego do transporte público, o acesso ao shopping que fica aqui próximo e também vai facilitar a locomoção dentro do próprio bairro", disse o funcionário público Alex Silva. Ele lembra ainda que a última vez em que a rua recebeu alguma melhoria de asfalto foi há cerca de 16 anos.

Segundo o secretário municipal de Obras e Infraestrutura, Dolival Andrade, após a conclusão dessa etapa de asfaltamento, a Seinfra deve iniciar uma nova fase de reparos nessas vias. "Vamos fazer o acabamento das ruas com a recuperação das sarjetas, canaletas e meio fio. Essa é a contrapartida do poder público municipal".

A família da dona Olívia Deodato mora na Rua Tenente Martins, bairro São Francisco, há 40 anos. A matriarca conta que a rua era de chão batido até receber calçamento, cerca de 10 anos atrás. "Aqui vai melhorar muito.

A nossa rua vai ser mais valorizada". O prefeito Luciano Leitoa visitou a rua duas vezes durante o período das obras e destacou que os moradores há muito tempo reivindicavam essa melhoria.

Foram feitos 1.400 me-tros de asfalto na Tenente Martins que perpassa os Bairros São Francisco e Sucupira. De todas as ruas a serem asfaltadas, essa é a maior.

Tanto os alunos da Unidade Escolar Firmo Pedreira quanto os pacientes que frequentam a Unidade Básica de Saúde do Sucupira foram beneficiados com o asfalto, que melhorou a trafegabilidade de quem mora na via ou depende dela para se deslocar diariamente.

A Rua Miguel Simão é um dos importantes corredores de tráfego do centro da cidade. É o endereço também de diversos serviços públicos como escolas, laboratórios, Farmácia Popular, Correios, entre outros.

O artesão Francisco Raimundo mantém seu atelier de gaiolas na Miguel Simão. Na mesma rua estuda o seu filho, Gabriel, de 7 anos.

"Aqui vai melhorar muito o tráfego, e esperamos que façam também a sinalização para ajudar a orientar melhor os motoristas e pedestres depois que a rua estiver asfaltada", disse.

Fonte: Jornal Meio Norte