Parnaíba é o município do Piauí que mais cresce, diz estudo de site americano

Parnaíba é o município do Piauí que mais cresce, diz estudo de site americano

município de Parnaíba, que está localizado no litoral do Piauí, desponta hoje como o melhor destino para investimentos por ser um dos que mais cresce

Desde que deixou a estagnação econômica de lado há menos de uma década, Parnaíba vem colhendo hoje os frutos de investimentos realizados nas áreas de educação, saúde, infraestrutura e comércio. A chegada de novos moradores e retorno de quem já havia deixado a cidade em busca de novos horizontes são um dos reflexos mais aparentes do município que não pára de crescer.

A constatação não é vista somente a olhos nus. Em um perfil econômico divulgado em 2010, dos 106 municípios brasileiros que mantiveram entre 2002 e 2007 uma taxa de crescimento igual ou superior à nacional, de 4% ao ano, Parnaíba se destacou com média anual de 6,5%.

A vocação comercial de Parnaíba a coloca acima de outros municípios de grande força econômica em seus estados, como Timon e Imperatriz(MA), Teixeira de Freitas (BA), Itapevi(SP), Águas Lindas de Goiás e Valparaiso (GO), Sobral (CE), Conselheiro Lafaiete (MG), Abatetuba (PA), Várzea Grande (MT), Cachoeirinha (RS) e Nossa Senhora do Socorro (SE).

Em outro estudo mais recente, divulgado em agosto do ano passado pela consultoria americana MacKinsey, a cidade está entre as 40, excluídas as capitais, onde o consumo mais cresce. Parnaíba está num ranking seleto e invejável de desenvolvimento do poder de compra em núcleos urbanos com mais de 100 mil habitantes, e projeta para os próximos anos um crescimento médio anual de 11% nas taxas de consumo.

A boa fase econômica aliada a autoestima do povo e seriedade da administração municipal tem transmitido confiança aos investidores nacionais e estrangeiros. E as perspectivas são ainda mais animadoras aos consumidores, investidores e mão de obra.

A construção em andamento de dois megaempre-endimentos, o Dunas Shopping e Shopping Parnaíba, irão ofertar juntos mais de 260 lojas e gerar em torno de 1.200 empregos diretos. Prato cheio para os jovens e universitários, que poderão oferecer trabalho e dinamismo ao setor que mais gera em-prego e renda no município.

Mas o que faz de Parnaíba uma cidade tão próspera? Para o atual prefeito, Florentino Neto, é um conjunto de fatores e políticas públicas que atenderam à demanda de importantes setores, como educação e saúde, e injetaram dinheiro na economia através do acesso facilitado ao crédito. Estes fatores contribuem com o aumento do poder de compra do trabalhador, e o dinheiro circula no comércio e nos bairros.

Crescimento do ensino superior é outro ponto forte de Parnaíba

Outro ponto favorável que levou Parnaíba a crescer tanto foi o investimento na cidade como polo estudantil. Em 2005, a Universidade Federal do Piauí, campus de Parnaíba, tinha apenas quatro cursos que funcionavam há mais de 30 anos. A ampliação da estrutura do Campus viabilizou a implantação de mais sete cursos.

A disponibilidade de vagas foi ampliada ainda mais pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Instituto Federal do Piauí (IFPI) e instituições particulares que oferecem atualmente mais de 30 opções de cursos superiores, o que mantêm no município um grupo de pelo menos 13 mil alunos, centenas de professores oriundos de outras regiões e, é claro, consumidores.

Movimentação financeira aquecida por despesas com moradia, alimentação, lazer e comércio que ganhará no próximo semestre a oferta de novos profissionais e estudantes para dois cursos de Medicina.

Prefeitura de Parnaíba aprova incentivo para voos regulares

O projeto de lei do Executivo de Parnaíba, que autoriza a concessão de incentivos fiscais às empresas prestadoras de serviços auxiliares do transporte aéreo no município, foi aprovado por unanimidade na Câmara Municipal no início do mês de abril.

A isenção ou redução de alíquotas pretende beneficiar empresas instaladas ou que vierem a se instalar e desenvolver suas atividades auxiliares ao transporte aéreo no Aeroporto Internacional de Parnaíba, Dr. João Silva Filho. O benefício será estendido às empresas que desenvolverem atividade de manutenção em aeronaves, bem como às empresas aéreas que vierem a instalar centro de manutenção de aeronaves e edificação de hangar para esta finalidade.

A iniciativa do Poder Executivo Municipal vai ao encontro da elevada necessidade de estímulo ao avanço regional da aviação, com voos regulares no Aeroporto Internacional de Parnaíba, uma vez já comprovada através de estudos de mercado, a viabilidade e importância do transporte aéreo no município.

O Aeroporto Internacional de Parnaíba oferece infraestrutura para receber até 100 mil pessoas por ano. Após a reforma em 2010 que ampliou a pista de 1.800 metros para 2.500, superando em extensão a estrutura da capital Teresina (2.200 m), a pista de Parnaíba fica atrás apenas de Recife (3.300 m), Petrolina (3.250 m) e Fortaleza (2.545 m).

Em termos de segurança, possui uma das estruturas mais modernas. Com o incentivo fiscal às empresas prestadoras de serviços auxiliares, responsáveis pelo carregamento e o descarregamento de carga e bagagem, a limpeza interna e externa das aeronaves, o atendimento aos passageiros em todas as etapas das operações de embarque, desembarque, trânsito e conexão, a movimentação e o manuseio de carga e bagagem, o município acredita estar dando parte da contribuição que cabe a ele.

Acredita-se que a concessão de benefícios fiscais, dentre outras finalidades, serve para fomentar o desenvolvimento econômico, atrair novas empresas e investimentos para Parnaíba, bem como ampliar os já existentes, de modo a gerar novos empregos e aumentar a renda per capita da população.

Fonte: Jornal Meio Norte