Parque Ambiental de Teresina está em situação de abandono

O lixo não está sendo recolhido como deveria, a segurança no local é precária, a iluminação a noite deixa a desejar e o prédio do espaço está completamente deteriorado.

CONFIRA A REPORTAGEM COMPLETA NA EDIÇÃO DESTA QUARTA-FEIRA (21) DO JORNAL MEIO NORTE

O Parque Ambiental do Mocambinho, localizado na zona Norte de Teresina, está em situação de abandono. O lixo não está sendo recolhido como deveria, a segurança no local é precária, a iluminação a noite deixa a desejar e o prédio do espaço está completamente deteriorado.

Em razão de tantos problemas, a população deixou de frequentar o local, que ultimamente está completamente abandonado. O Parque Ambiental do Mocambinho tem estrutura com anfiteatro, quadra esportiva, pista de cooper e espaços de lazer a disposição da população.

Quem denuncia esta situação é Jorge Luis da Silva, que trabalha como vigilante no Parque Ambiental. “O carro do lixo passa aqui, mas não leva todo o lixo. Está assim desde o ano passado, e a única coisa que podemos fazer é esperar a boa vontade deles de levar tanto entulho. Aí tem lixo acumulando de faz é tempo”, denuncia.

Outro problema grave do parque ambiental é a insegurança, que aliada à iluminação deficitária é um prato cheio para meliantes. “O pessoal é assaltado direto aqui, porque é muito deserto. Só o que tem é gente assaltada. Aqui falta segurança demais. É preciso que alguém faça alguma coisa, porque aqui dentro tem polícia, só que é Polícia Ambiental”, afirma.

Para Jorge, a falta de uma segurança mais eficaz está fazendo com que a população deixe de frequentar o Parque Ambiental, que, de fato, não aparenta ter muita movimentação. “Essa insegurança toda está fazendo com que as pessoas deixem de visitar aqui. Ninguém faz mais as trilhas. E enquanto está desse jeito, o parque fica cada vez mais abandonado e esquecido”, afirma Jorge Luis.

SDU/Centro-Norte promete plano de limpeza

A reportagem buscou informações junto à SDU/Centro-Norte sobre a situação do Parque Ambiental. De acordo com Esaul Araújo, que acaba de assumir a Gerência de Serviços Urbanos, será viabilizado um plano de limpeza. “Assumi hoje e já demos alguns encaminhamentos. Esse é mais um. Farei uma visita pessoalmente ao local, e assim vamos montar um plano para manter a área sempre limpa e com fiscalização”, garante.

Esaul também ressalta a necessidade de haver equipes para orientar a população quanto a importância de manter o Parque Ambiental limpo. “Também queremos colocar pessoas no parque para orientar a população sobre a importância de manter os espaços públicos limpos”, finaliza o gerente de serviços urbanos da SDU/Centro-Norte.

Fonte: Lucrécio Arrais