Parque Nacional perde verba do BNDES por conta de inspeção da ANAC

O deputado federal Paes Landim (PTB) fez pronunciamento na Câmara criticando o impasse. “A homologação do aeroporto de São Raimundo Nonato como aeroporto público deveria ser simples

Serra da Capivara | Moises Saba
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Fundação Museu do Homem Americano (Fundham) não consegue receber verba do BNDES para abrir Museu da Natureza, no Parque Nacional da Serra da Capivara, porque o banco exige a homologação do aeroporto de São Raimundo Nonato como aeroporto público.

O deputado federal Paes Landim (PTB) fez pronunciamento na Câmara criticando o impasse. "A homologação do aeroporto de São Raimundo Nonato como aeroporto público deveria ser simples.

O aeroporto, uma antiga luta nossa, tem obras que se arrastam há uns dez anos, utilizando verbas orçamentárias do Ministério do Turismo, inclusive, da minha autoria, e finalmente há alguns meses ficou em condições de receber a inspeção da ANAC", disse.

Ciente de que alguns pontos menores, como a conclusão da cerca e outros pequenos ajustes ainda precisavam de atenção, e houve uma demora considerável no repasse de verba pelo Ministério do Turismo esse ano, a própria pesquisadora Niède Guidon, utilizando recursos próprios, derivados de um prêmio acadêmico, financiou a realização desses pequenos reparos previamente à inspeção pela ANAC.

"Em novembro os fiscais foram ao aeroporto de São Raimundo Nonato e, pasmem, negaram a homologação alegando a ausência de uma placa de sinalização, da necessidade de terminar o cercamento, que a doutora Niéde afirma que fez, e de um desnível pouco acima do permitido entre a pista e o solo em uma das cabeceiras!

O resultado de tudo isso será o risco da perda do patrocínio do BNDES e meses e meses envolvidos em burocracia antes que esse aeroporto possa novamente passar pelo processo de homologação e entrar na lista das rotas possíveis de vôos regionais", denunciou o deputado.

"Entendo que o Governo do Estado tem de agir, com precisão, e sanar com brevidade essas pequenas minúcias apontadas pela inspeção; mas entendo que precisamos garantir que uma nova inspeção será realizada com brevidade, a fim de que o patrocínio para o museu da natureza não será perdido", disse Paes Landim.

Clique e curta Portal Meio Norte no Facebook



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES