Parque Nacional perde verba do BNDES por conta de inspeção da ANAC

Parque Nacional perde verba do BNDES por conta de inspeção da ANAC

O deputado federal Paes Landim (PTB) fez pronunciamento na Câmara criticando o impasse. "A homologação do aeroporto de São Raimundo Nonato como aeroporto público deveria ser simples

A Fundação Museu do Homem Americano (Fundham) não consegue receber verba do BNDES para abrir Museu da Natureza, no Parque Nacional da Serra da Capivara, porque o banco exige a homologação do aeroporto de São Raimundo Nonato como aeroporto público.

O deputado federal Paes Landim (PTB) fez pronunciamento na Câmara criticando o impasse. "A homologação do aeroporto de São Raimundo Nonato como aeroporto público deveria ser simples.

O aeroporto, uma antiga luta nossa, tem obras que se arrastam há uns dez anos, utilizando verbas orçamentárias do Ministério do Turismo, inclusive, da minha autoria, e finalmente há alguns meses ficou em condições de receber a inspeção da ANAC", disse.

Ciente de que alguns pontos menores, como a conclusão da cerca e outros pequenos ajustes ainda precisavam de atenção, e houve uma demora considerável no repasse de verba pelo Ministério do Turismo esse ano, a própria pesquisadora Niède Guidon, utilizando recursos próprios, derivados de um prêmio acadêmico, financiou a realização desses pequenos reparos previamente à inspeção pela ANAC.

"Em novembro os fiscais foram ao aeroporto de São Raimundo Nonato e, pasmem, negaram a homologação alegando a ausência de uma placa de sinalização, da necessidade de terminar o cercamento, que a doutora Niéde afirma que fez, e de um desnível pouco acima do permitido entre a pista e o solo em uma das cabeceiras!

O resultado de tudo isso será o risco da perda do patrocínio do BNDES e meses e meses envolvidos em burocracia antes que esse aeroporto possa novamente passar pelo processo de homologação e entrar na lista das rotas possíveis de vôos regionais", denunciou o deputado.

"Entendo que o Governo do Estado tem de agir, com precisão, e sanar com brevidade essas pequenas minúcias apontadas pela inspeção; mas entendo que precisamos garantir que uma nova inspeção será realizada com brevidade, a fim de que o patrocínio para o museu da natureza não será perdido", disse Paes Landim.

Clique e curta Portal Meio Norte no Facebook

Fonte: Arimateia Carvalho