Passe Livre Intermunicipal beneficiou 4 mil pessoas com deficiência

Em 2015, foram emitidas 2.367 carteiras e 4 mil no ano de 2016.

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Secretaria de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid), por meio do Passe Livre Intermunicipal, beneficiou, em 2016, mais de 4 mil pesssoas com deficiência no Piauí. Em 2015, foram emitidas 2.367 carteiras, isso mostra o avanço do programa na busca por mais dignidade para os beneficiários. O Passe Livre Intermunicipal é um benefício que assegura o direito de ir e vir das pessoas com deficiência cuja renda familiar mensal per capita seja de até um salário mínimo, por meio da gratuidade das passagens de ônibus entre os municípios.

O secretário da Seid, Mauro Eduardo, fala que em 2017, a luta para garantir mais direitos às pessoas com deficiência vai continuar. “Em 2016, foram expedidas 4.160 novas carteiras do Passe Livre Intermunicipal isso é reflexo do trabalho que desenvolvemos em prol das pessoas com deficiência. E vamos trabalhar ainda mais para garantir direitos e qualidade de vida para as pessoas com deficiência.”, frisa o gestor.

Ele ainda comenta que a Seid, também, disponibiliza o Passe Livre Cultura, que é um benefício que garante a gratuidade da entrada e acesso das pessoas com deficiência que comprovarem renda familiar per capita de até um salário mínimo aos cinemas, teatros, casas de espetáculos, estádios, ginásios esportivos e locais similares.

“Por meio destes dois Programas, a Seid desenvolve uma ação continuada de garantia dos direitos das pessoas com deficiência em todo o Piauí. No ano de 2016 houve um aumento expressivo do número de expedições de carteiras possibilitando melhor qualidade de vida e acesso a lazer, cultura, esporte e outros entretenimentos às pessoas com deficiência dos 12 Territórios de desenvolvimento do Estado.”, finaliza o gestor.

Procedimentos

Em Teresina: na Secretaria de Estado da Assistência Social e Cidadania (Sasc); nos demais municípios: nos Centros de Referências da Assistência Social – Cras ou nas Secretarias Municipais de Assistência Social. Ao solicitar o benefício, a pessoa deve levar o requerimento de solicitação do Passe Livre, o laudo médico com descrição da deficiência, a relação de três acompanhantes maiores de idade, credenciados pela pessoa com deficiência; a cópia do RG e CPF, comprovante de endereço atualizado e duas fotos 3X4. É importante lembrar que o acompanhante só terá direito à gratuidade se estiver acompanhando a pessoa com deficiência. Ele deverá se identificar na hora do embarque com a apresentação de um documento de identidade.

Na página eletrônica da SEID estão disponíveis a Lei e os Decretos que regulamentam o benefício, e os formulários necessários para a solicitação do Passe Livre Intermunicipal. As pessoas com deficiência que já possuem o Passe Livre Intermunicipal terão direito ao beneficio do Passe Livre Cultura, mas deverão preencher os formulários e encaminhar todos os documentos solicitados para que seja devidamente cadastrado junto à Seid.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES